sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bolsa espanhola sobe 8% na semana

O principal índice da bolsa espanhola registou o maior ganho semanal desde Julho de 2010, animado pela emissão de dívida realizada esta quarta-feira pelo Tesouro espanhol.

A tendência de bolsas como a francesa e alemã também foi de alta com o CAC e o DAX a subirem 1,62% e 0,49%, respectivamente na semana.

Mas o destaque vai para a bolsa espanhola que liderou os ganhos ao subir 8% depois do Tesouro espanhol ter vendido quarta-feira a totalidade dos três mil milhões de euros em dívida a cinco anos, com a procura a ser superior ao dobro do montante oferecido. O juro médio subiu para 4,542%.

A subida do juro não afectou, no entanto, o optimismo na bolsa espanhola, que voltou hoje a subir (0,14%) e acumulou uma valorização de 8% na semana fechando nos 10.385,10 pontos.

A banca é o sector mais beneficiado tendo-se destacado pelas fortes valorizações, nomeadamente o Bankinter que disparou mais de 19,5% e o BBVA, que apreciou mais de 16%.

O IBEX beneficiou não apenas da sua emissão mas também da portuguesa. Portugal colocou no mercado 1,249 mil milhões de euros, tendo, na emissão a 10 anos, obtido uma procura mais de três vezes superior à oferta e pago um juro abaixo da emissão realizada em Novembro.

Esta emissão de dívida foi considerada um “sucesso” pelo Governo português. Os mercados bolsistas europeus, em especial Portugal, Espanha e Grécia, respiraram de alívio e fecharam o dia em forte alta.

PSI-20 ganha mais de 2% na semana

Também o PSI-20 foi animado por esta emissão com um ganho semanal de 2,39%.

Por cá, o destaque vai para a Mota-Engil, que disparou mais de 10%, mas também para o sector da banca. O Banco Comercial Português apreciou mais de 5% enquanto o Banco BPI somou 2,71%. Já o banco Espírito santo avançou 1,15%.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário