quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ulrich: Não pagar dividendos vai "beneficiar todos os accionistas"



CEO do BPI justificou hoje a decisão do banco de não pagar dividendos aos accionistas com a necessidade de reforçar os rácios de capital. 

O BPI decidiu não pagar dividendos relativos ao exercício do ano passado, tendo o CEO do bando justificado a decisão em conferência de imprensa onde apresentou os resultados de 2010.

“Os lucros retidos numa empresa continuam a pertencer aos accionistas”, disse Fernando Ulrich aos jornalistas, lembrando que “cada accionista é dono desse património na medida da sua participação”.

O BPI decidiu não pagar dividendos relativos ao exercício do ano passado, justificando em comunicado a decisão com “as circunstâncias que prevalecem nos mercados financeiros internacionais e na economia portuguesa”.

No ano passado o banco pagou um dividendo de 7,8 cêntimos. Caso mantivesse o dividendo, ira pagar 70 milhões de euros, dinheiro que o banco aproveita assim para reforçar o capital.

“Se estamos num período em que quer os reguladores, quer as agências de rating, recomendam aos bancos que passem a apresentar rácios de capital mais elevados, é porque isso é bom para a solidez do banco e do sistema”, disse Ulrich, considerando que a decisão “vai beneficiar todos os accionistas, grandes ou pequenos”.

“O capital que fica retido no banco é dos accionistas”, relembrou.

Ulrich afirmou que esta é a primeira vez, desde que o banco é cotado em bolsa, ou seja, desde 1986, que o BPI não distribui dividendos aos accionistas. 

 Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário