A China poderá aumentar a sua carteira de títulos do Tesouro de Portugal e de outras nações europeias, admitiu hoje o jornal "China Daily" a propósito da redução do montante da divida norte-americana detido pelo país.
"A China prometeu comprar 6.000 milhões de euros de títulos do Tesouro espanhol e manifestou interesse em comprar dívida portuguesa e grega", escreve o jornal, sem precisar outros montantes.
Em Dezembro passado, pelo segundo mês consecutivo, a carteira chinesa de títulos do Tesouro norte-americano diminuiu 0,4 por cento, para 892.000 milhões de dólares, menos 3.600 milhões de dólares do que em novembro, anunciou hoje a imprensa oficial.
A redução confirma o interesse de Pequim em "diversificar" a aplicação das enormes reservas chinesas em divisas, mas a China continua a ser o maior detentor da dívida norte-americana, seguida do Japão.
Um vice-governador do Banco Central, Yi Gang, citado hoje pelo "China Daily" considerou que "a curto prazo, as outras opções de compra de dívidas (soberanas) não conseguem competir com a força e a segurança da dívida dos Estados Unidos".
As reservas da China, as maiores do mundo, aumentaram 18,7% em 2010, para 2,85 biliões de dólares (2,2 biliões de euros), anunciou o Banco Central chinês em Janeiro passado.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário