domingo, 17 de julho de 2011

Detida Rebekah Brooks, ex-diretora dos jornais britânicos do grupo Murdoch

Foi hoje detida pela polícia de Londres Rebekah Brooks, Rebekah Brooks, ex-diretora dos jornais britânicos do grupo Murdoch.

A polícia não confirma a identidade da mulher de 43 anos detida, mas a Sky News avança que se trata de Rebekah Brooks. É a 10ª detenção feita no âmbito da investigação à actuação do jornal News of the World.

Rebekah Brooks, presidente da News International, divisão britânica da multinacional NewsCorp, tinha já anunciado a demissão, na sequência de um escândalo de escutas que afeta várias publicações do grupo.

"Como presidente da empresa, sinto uma profunda responsabilidade para com as pessoas que lesámos e quero reiterar como lamento aquilo que agora sabemos ter ocorrido (...) Portanto, apresentei a Rupert e James Murdoch

o proprietário da NewsCorp e o seu filho a minha demissão", escreveu Brooks numa carta aos funcionários da empresa divulgada pela agência noticiosa AP.

Vários jornalistas do tabloide News of the World -- incluindo dois dos seus antigos diretores -- foram detidos na sequência de revelações de que o jornal, um dos títulos da News International no Reino Unido, intercetou mensagens telefónicas de políticos, vítimas de crimes e familiares de soldados mortos em combate.

O escândalo levou a News International a encerrar o News of the World -- que era o semanário mais vendido no Reino Unido -- no domingo passado. No entanto, a imprensa inglesa tem divulgado que outros jornais do grupo também participaram em práticas ilegais.

Rebekah Brooks, que foi diretora do News of the World no início desta década e é considerada uma conselheira muito próxima do magnata Rupert Murdoch, foi especialmente visada pelos críticos. Até agora, os Murdoch tinham resistido aos apelos para que Brooks fosse demitida.

"A sabedoria, a amabilidade e os conselhos incisivos do Rupert guiaram-me ao longo da minha carreira e o James é um líder inspirador que me mostrou grande lealdade e amizade", escreveu Brooks.

No entanto, acrescentou a agora ex-presidente da News International, a sua continuação no cargo "desvia as atenções dos esforços honestos" da empresa para "resolver os problemas do passado".

A News International anunciou que Brooks será substituída por Tom Mockridge, que até agora era presidente da Sky Italia, cadeia televisiva italiana que pertence a Murdoch.


 Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário