A agência de notação financeira Moody’s pôs sob revisão 12 bancos públicos regionais alemães, devido ao governo germânico mostrar cada vez menos disponibilidade para ajudar caso estes precisem.
A agência de notação financeira Moody’s deverá em breve rever em baixa o "rating" de uma dúzia de bancos alemães regionais do sector público, os “landesbanks”, uma vez que o Governo alemão mostra cada vez menor vontade em ajudar os bancos em dificuldades.
“As suposições de um apoio sistémico relativamente elevado, tido em conta nos ‘ratings’ dos bancos alemães do sector público, estão a ser alteradas devido ao enfraquecimento do apoio político para apoiar” bancos que precisem de ajuda, disse Katharina Barten, directora do departamento de crédito, à Reuters. A directora pôs 12 bancos alemães sob revisão para uma possível descida.
A Moody’s declarou estar preocupada com a persistência das dificuldades já vividas por vários bancos públicos alemães em obter aprovação da União Europeia para a ajuda do Estado. Como a ajuda se mostra cada vez mais inatingível, as dúvidas da agência sobre a viabilidade deste tipo de apoio no futuro aumentaram, o que a levou a pôr os bancos sob revisão com implicações negativas.
A agência afirmou que poderia reformular as suas próprias suposições relativamente ao apoio cooperativo actual, devido a vários casos de relutância dos bancos de poupança alemães em apoiar os “landesbanks”, dos quais são grandes accionistas.
Os quatro bancos públicos locais que necessitaram de apoio durante a crise foram o LB, o HSH , o LBBW e o WestLB. Estes poderão ser alvos de revisões em baixa em mais de um grau, de acordo com a agência, citada pela Reuters.
Visite aqui a fonte da informação
Sem comentários:
Enviar um comentário