A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou hoje o seu relatório anual sobre o mercado laboral em termos mundiais e adverte que a crise da dívida na Zona Euro pode conduzir a uma recessão de 10 anos e a crescentes perturbações sociais.
Não será possível recuperar, com êxito, da maior recessão desde os anos 30, a menos que se combatam as desigualdades sociais através de medidas bem concebidas, sublinha a Organização Internacional do Trabalho no seu relatório anual “World of Work”.
O crescente desemprego entre os jovens, as desigualdades de rendimentos – que se agravaram com o aumento dos preços dos alimentos e da energia – e outras inequidades sociais minam o apoio às políticas a favor do crescimento e criam um risco de agitação social que já começou a materializar-se na região árabe, em alguns países asiáticos e na Zona Euro, adverte a OIT, acrescentando que é preciso apostar nos empregos para se garantir uma retoma económica sustentável.
Assim, os próximos meses serão cruciais para evitar uma forte contracção do emprego e um agravamento adicional dos tumultos sociais, diz a Organização.
Leia mais aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário