sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Facebook quer dar aos utilizadores mais controlo sobre os dados



O Facebook poderá estar prestes a chegar a acordo com as autoridades norte-americanas para alterar as regras do site, no sentido de dar aos utilizadores um maior controlo sobre os seus dados

A informação é avançada pelo Wall Street Journal e diz respeito a uma queixa apresentada à Federal Trade Comission (FTC) por utilizadores da rede social em 2009, quando foram introduzidas alterações às regras do Facebook.

Na altura a rede social alterou as regras de privacidade, tornando por defeito os dados dos utilizadores acessíveis a terceiros.

Para alterar esta situação, os membros da rede social tinham de alterar as definições de perfil manualmente, o que era considerado por muitos como demasiado complexo.

Agora, segundo o diário norte-americano, a empresa pretende estabelecer um acordo com a FTC no âmbito do qual se compromete a não aplicar no futuro este tipo de alterações sem antes ter consentimento dos utilizadores.

De acordo com o Wall Street Journal este acordo, que apenas deverá ser anunciado oficialmente depois de aprovação da FTC, é semelhante ao que a Google propôs quando lançou o serviço Buzz, entretanto extinto.

Neste caso a Google também se comprometeu a implementar políticas de privacidade através das quais apenas podia partilhar os dados dos utilizadores do serviço após aprovação dos mesmos.

Outro dos pontos previstos no acordo é a autorização, por parte da rede social, para a realização de auditorias independentes às práticas de privacidade do site durante 20 anos.

Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Sem comentários:

Enviar um comentário