quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Renault escolhe Portugal para apresentação mundial de carros eléctricos

Para a escolha de Portugal como palco mundial da apresentação dos carros eléctricos contribuiu a aposta do país numa rede de postos de carregamento.

A Renault escolheu Portugal para a apresentação mundial dos seus modelos elétricos Fluence Z.E. e Kangoo Z.E., um evento que conta com mais de 750 jornalistas de todo o mundo e que terá como pano de fundo as paisagens de Cascais.

O evento, que se iniciou a 29 de Setembro, vai permitir que jornalistas de mais de 40 nacionalidades façam os primeiros testes dos carros eléctricos do grupo francês num percurso entre o aeroporto de Lisboa e Cascais.

Segundo informações veiculadas pela própria Renault, para a escolha de Portugal como palco mundial da apresentação dos carros eléctricos contribuiu a aposta do país numa rede de postos de carregamento, um processo iniciado pelo anterior governo quando assinou acordos com o grupo francês no sentido de promover este tipo de automóvel.

Ricardo Oliveira, director de comunicação da Renault Portugal, afirmou à Lusa que esta evento "também está ligado ao nível de desenvolvimento e de envolvimento de Portugal sobre a mobilidade eléctrica", recusando, no entanto qualquer ligação "ao acordo assinado entre o anterior governo e a aliança Renault-Nissan".

Na altura, o grupo automóvel lançou o Nissan Leaf, o primeiro carro eléctrico de produção em massa, e anunciou um investimento de 160 milhões de euros numa fábrica de baterias de lítio em Aveiro, criando 200 postos de trabalho.

Os jornalistas presentes em Portugal são provenientes de toda a Europa e outros países como China, Austrália, Rússia, Brasil, Índia, Singapura, Israel, Marrocos, Argélia, Argentina e México.

O responsável da Renault refere que "a cidade de Lisboa, e de alguma forma Portugal, reúnem um conjunto de condições, como a hotelaria, boa rede rodoviárias, preços abaixo da Europa Central e clima ameno, muito adaptadas à realização deste tipo de acções".

Ricardo Oliveira adianta que, no caso concreto desta acção de apresentação dos primeiros veículos eléctricos da Renault "pesou a aposta que foi feita sobre os carros eléctricos no nosso país", acrescentando que "Portugal é, neste domínio, claramente um dos países melhor preparados para a comercialização dos veículos eléctricos".

A aliança Renault-Nissan anunciou recentemente que espera vender 1,5 milhões de carros eléctricos em todo o mundo dentro de cinco anos, sendo que, para Portugal, Ricardo Oliveira diz que a marca francesa tem como objectivo "liderar as vendas de veículos eléctricos já a partir de 2012".

A aliança Renault-Nissan já investiu mais de 4 mil milhões de euros nos carros eléctricos e representa o eixo central de sua estratégia mundial.

Os dois novos modelos eléctricos, que serão anunciados aos jornalistas portugueses na próxima segunda-feira, começarão a ser comercializados ainda durante o mês de Novembro. Tanto o familiar Fluence como o comercial Kangoo terão um preço aproximado de 20 mil euros, a que acresce um pagamento mensal de 70 euros pelo aluguer da bateria.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Sem comentários:

Enviar um comentário