sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

BES e BCP disparam com interesse da China em Portugal

As acções dos dois maiores bancos privados do país estiveram hoje em forte alta e o seu desempenho destacou-se dos restantes bancos, nacionais e europeus.

O BES valorizou 6,82% para 1,175 euros por acção e chegou a ganhar, durante a sessão, 7,18% para 1,179 euros.

Já o BCP apreciou 4,46% para 0,117 euros por acção, depois de ter chegado a disparar 8,04% para 0,121 euros por acção, durante a manhã de hoje.

A tendência das acções nacionais e europeias é positiva mas, ainda assim, os dois bancos destacam-se pela positiva.

O BCP foi o primeiro a sobressair e negociou 110 milhões de acções. Um volume de negociação que compara com a média diária dos últimos seis meses de 60 milhões de acções. Isto, num período em que muitos investidores e agentes do mercado já se encontram em período de férias, por ocasião do Natal.

A banco liderado por Santos Ferreira foi impulsionado pela notícia do "Público" que, na sequência da venda de uma posição de 21,35% na EDP, deu conta de que um dos temas mais abordados entre o Governo português e o chinês é a eventual entrada de um banco da China no capital do BCP.

Os bancos chineses já manifestaram interesse na compra de posições em bancos nacionais e esse pode ser recíproco, já que estes se têm debatido para cumprir os requisitos de capital exigidos pela troika internacional.

Os ganhos bolsistas do BES acompanharam o avanço do seu principal concorrente em Portugal. Isto num dia em que foi divulgado que o banco utilizou obrigações portuguesas no valor de mil milhões de euros para contrair um empréstimo junto do Banco Central Europeu (BCE).

O BES foi um dos assessores da China Three Gorges na oferta que acabou por vencer o concurso pela aquisição dos 21,35% que o Estado privatizou da EDP.

Na restante banca portuguesa, o BPI progrediu 2,07% para 0,443 euros e o Banif perdeu 3,24% para 0,328 euros. Os bancos representados no índice de referência para a Europa, o Stoxx 600, apreciaram 0,29%.

(Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário