Cientistas espanhóis da província de La Rioja estão a tentar provar que o consumo de cogumelos e outros fungos cultivados é benéfico para evitar a obesidade e doenças associadas como a diabetes tipo 2.
Investigadores do Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja (CIBIR), dirigido pela especialista em tecido adiposo Patricia Pérez Matute, e do Centro Tecnológico de Investigação do Cogumelo (CTICH), começaram a investigar "in vitro" a influência de extratos de cogumelos no comportamento das células que compõem a gordura (adipócitos).
Segundo Pérez Matute, trata-se de impregnar os adipócitos com extratos de distintas espécies de cogumelos que se cultivam em La Rioja, previamente enriquecidas com um antioxidante, o selénio.
Os adipócitos foram retirados a pessoa com excesso de peso e a outras com peso normal, que vão servir de padrão de controlo para ver os efeitos que gera o extrato do cogumelo sobre o metabolismo da glicose, que se relaciona com a obesidade e doenças associadas à resistência da insulina como a diabetes tipo 2.
Pérez Matute explicou ainda que outro dos objetivos é observar as hormonas que os adipócitos produzem e a sua influência no controlo do peso e do apetite.
(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)
Sem comentários:
Enviar um comentário