quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Combustíveis: 1ª bomba low cost abre no centro de Lisboa

Empresa Rede Energia promete super descontos durante o dia e hiper descontos durante a noite

Abriu no centro de Lisboa a primeira gasolineira de baixo custo da capital. Este posto de abastecimento low cost, da empresa Rede Energia, promete ser «uma pedrada no charco», já que, até agora, nenhuma marca branca ou de baixo custo tinha conseguido entrar no melhor guardado reduto das grandes companhias.

«Até agora, a cidade de Lisboa era um centro de protecção para as grandes companhias de distribuição de combustíveis, pelo que os postos de abastecimento existentes estavam todos agregados aos nomes daquelas empresas. Mas a partir de hoje a cidade passa a poder utilizar o primeiro posto de abastecimento low cost», refere a Rede Energia, que pratica descontos de cerca de 10 cêntimos por litro face aos preços das gasolineiras de marca.

 Situado quase ao fim do Campo Grande (no sentido de Segunda Circular, nº 330), esta unidade oferece aquilo que chama de «Super Descontos» durante o dia (entre as 07 e as 22 horas), com atendimento personalizado, e «Hiper Descontos» (ainda maiores) durante a noite (das 22 às 07 horas), com pagamentos apenas por multibanco.

«Esta é uma situação nova para os habitantes da cidade que tinham de se conformar com a harmonização dos preços das distribuidoras mais poderosas», sublinha.

Marca promete mais postos para 2012

A Rede Energia tinha já outro posto de abastecimento aberto, no Barreiro, e conta abrir «mais seis ou sete» durante o primeiro semestre de 2012, disse um dos gestores da empresa, Nuno Castela, à Agência Financeira. Todos na Grande Lisboa, antes de se pensar no resto do país.

O próximo, que «será inaugurado já em Janeiro, fica localizado na Parede, mesmo à beira da Marginal», e surge num espaço onde estava até há bem pouco tempo uma gasolineira da Galp. O Cartaxo é outra das localizações planeadas.

Qualidade? «Combustíveis são todos iguais»

Aos consumidores que desconfiam da qualidade dos combustíveis de baixo custo e sem uma marca conhecida associada, Nuno Castela responde: «Os combustíveis são todos iguais. Todos compramos os combustíveis nos centros logísticos da Petrogal, em Sines, Matosinhos e Aveiras. Mesmo as grandes petrolíferas, como a BP ou a Repsol, compram os combustíveis refinados pela Petrogal».

Então, como é que os combustíveis chegam ao consumidor mais baratos nos postos sem marca? É simples: «Nas bombas de marca, que são exploradas por um revendedor, depois de pagas as despesas, a petrolífera fica com a maior parte da margem e o revendedor apenas com uma margem que ronda os 2,5 cêntimos. Nós não pagamos a uma grande petrolífera, a margem fica toda para nós e para os nossos clientes. Conseguimos oferecer preços mais baixos aos consumidores e ainda ficamos com uma margem de revendedor maior do que a dos outros», explica Nuno Castela.

Então, porque é que não fazem todos o mesmo? Porque «as coisas são complicadas. Os postos existentes têm contratos exclusivos de abastecimento com as grandes marcas. Agora, como as suas margens estão a ser muito esmagadas e a maioria está a perder dinheiro, quando os contratos acabam, vão à procura de alternativas».

Fonte: AF

Sem comentários:

Enviar um comentário