A plataforma Android continua a crescer. Ainda recentemente a Google
anunciou que já são descarregadas na loja de aplicações do sistema
operativo mais de mil milhões de aplicações por mês (contra 18 mil
milhões na Apple). Os números da comScore também revelam que o número de
subscritores de smartphones Android é quase o dobro do número de
subscritores de iPhone nos Estados Unidos.
Mesmo assim, a preferência dos programadores continua a ir para a
plataforma da Apple. O iOS soma um número muito superior de novos
projetos ao longo de todo o ano, uma tendência que se confirma neste
último trimestre.
Os dados são da Flurry
e indicam que desde o início de outubro foram iniciados mais de 16 mil
novos projetos pensados para as duas plataformas: 73% visam o iOS e 27% o
sistema operativo Android.
A distribuição de preferências dos programadores tem sido idêntica nos
trimestres anteriores, com exceção dos três primeiros meses do ano,
quando a distribuição de projetos iniciados era mais idêntica entre as
duas plataformas, com o iOS a somar 63% dos novos projetos e o Android
37 por cento.
Na análise explica-se que a preferência pelo iOS está relacionada com
vários aspetos. Nos Estados Unidos terá sido relevante o facto da Apple
ter conseguido levar o dispositivo para a Sprint, depois de anos de uma
parceria exclusiva com a Verizon.
O efeito iPad também é considerado, tal como o impacto na comunidade do
esforço feito pela Apple para manter um roadmap de atualização dos
produtos, que assegure novidades interessantes ao nível do hardware e do
software a cada novo lançamento. Também esta estratégia da Apple terá
impacto junto dos programadores na hora de decidirem para que plataforma
pretendem desenvolver as suas aplicações.
A receita gerada é o factor de peso na decisão. Os programadores que
escolhem a plataforma da Apple acabam por conseguir remunerar melhor o
seu esforço. De acordo com os cálculos da Flurry, por cada dólar ganho
na App Store, a mesma aplicação permite ganhar 24 cêntimos de dólar no
Android Market.
O estudo da Flurry tem em conta os projetos que tiraram partido das suas
ferramentas de análise Flurry Analytics, cerca de 55 mil empresas em
mais de 135 mil projetos. Desde o início do ano a ferramenta terá sido
usada em mais de 50 mil aplicações.
Em termos globais, a empresa estima que as suas tecnologias estejam
presentes em 25% de todas as aplicações descarregadas no Android Market e
na App Store
(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)
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