Segundo um estudo da
Deloitte sobre o impacto económico do Facebook na União Europeia, a
empresa da rede social criou 232 mil postos de trabalho na região em
2011.
O Facebook criou 232 mil postos de trabalho em 2011 na União Europeia e na Suíça, de acordo com um estudo sobre o impacto económico da empresa realizado pela Deloitte.
A estimativa da receita bruta proporcionada pelas actividades do Facebook é de 32 mil milhões de euros, a qual se converteu num impacto económico de 15,3 mil milhões de euros e sustentou 232 mil empregos em 2011.
A consultora revela ainda que o Facebook cria o seu impacto económico através de efeitos limitados, criados pelas suas actividades do dia a dia dentro da Europa, e efeitos amplos, provenientes de terceiros como resultado do ecossistema do Facebook.
Os efeitos limitados são os efeitos directos - tais como os salários dos trabalhadores, o pagamento de impostos, e os lucros gerados da actividade de 2011 -, os efeitos indirectos - os quais contabilizam o valor criado nas indústrias da cadeia de fornecimentos resultantes do fornecimento de material necessário ao Facebook - e ainda os efeitos induzidos.
Existem depois os efeitos amplos, os quais contabilizam as participações empresariais, os efeitos de plataforma e as vendas de tecnologia.
A Deloitte divide o impacto económico do Facebook por estes dois tipos de efeitos e atribui a cada um deles diferentes criações de valor e emprego.
Aos efeitos limitados atribui-se um impacto económico de 214 milhões de euros e uma criação de 3.200 empregos. Já os efeitos amplos representam 15,1 mil milhões de euros de impacto económico e permitem uma criação de emprego de 229 mil postos de trabalho.
Relativamente ao impacto por país, quase três quartos da contribuição económica ampla do Facebook advêm da Irlanda, dado que a empresa tem as suas principais operações aí localizadas.
Contudo, quando considerados os efeitos amplos e limitados, os impactos económicos do Facebook são concentrados num grupo de países mais amplo, com o Reino Unido, Espanha, França, Itália e a Alemanha a contabilizarem 73% do impacto económico total do Facebook nos 27 países da União Europeia.
Fonte: Jornal de Negócios
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