terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dow Jones em máximos de quase quatro anos com progressos na Grécia

As bolsas norte-americanas reagiram em alta à notícia de que há avanços entre Atenas e os credores internacionais com vista a um refinanciamento.

As praças do outro lado do Atlântico encerraram em terreno positivo, animadas pelas informações de que a Grécia fez progressos relativamente às medidas a adoptar para garantir um segundo pacote de ajuda por parte da troika.

O índice industrial Dow Jones terminou a subir 0,26% para 12.878,43 pontos, o valor de fecho mais alto desde Maio de 2008. Durante a sessão, chegou mesmo a atingir os 12.903,71 pontos.

Por seu lado, o índice tecnológico Nasdaq valorizou 0,07% a negociar nos 2.904,08 pontos, enquanto o S&P 500 somou 0,20% para se fixar nos 1.347,05 pontos.

O Standard & Poor’s já acumula um ganho anual de 7,1%, o Nasdaq de 11,4% e o Dow Jones de 5,4%.

O primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, adiou para amanhã uma reunião com os líderes dos partidos políticos do país de apoio ao seu governo interino, ao passo que os credores internacionais da Grécia terão acordado os termos do segundo pacote de ajuda financeira ao país, o que animou os mercados.

O governo de Atenas e a troika estão a trabalhar num esboço final de acordo relativo às medidas orçamentais e estruturais necessárias para ser atribuído o segundo pacote de assistência financeira, no valor de 130 mil milhões de euros.

Recorde-se igualmente que o mercado aguarda com expectativa um acordo com os credores privados para a reestruturação de contratos de dívida pública, que pressupõe um “haircut” (perdão) de parte dessas obrigações soberanas.

A ajudar ao optimismo do outro lado do Atlântico esteve também a Fed norte-americana, depois de o seu presidente, Ben Bernanke, ter confirmado que se manterão as medidas de estímulo à economia.

Os títulos ligados às matérias-primas destacaram-se entre as subidas, animados pelo bom desempenho do sector, sobretudo do petróleo – que hoje superou os 116 dólares por barril em Londres.


(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)

Sem comentários:

Enviar um comentário