segunda-feira, 19 de março de 2012

Machos de moscas rejeitados bebem mais álcool, diz estudo

Machos da mosca drosófila consomem mais álcool quando rejeitados sexualmente pela parceira, indica um estudo publicado pela revista Science.

Os cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, EUA, descobriram que uma pequena molécula no cérebro das moscas de frutas, chamado de neuropeptídio F, é responsável por este comportamento.

O estudo foi feito com as moscas macho presas com fêmeas virgens e que tinham acabado de copular. Enquanto as virgens são receptivas ao sexo, as outras ficam arredias por um tempo, por terem uma substância conhecida como peptídio do sexo, que é passado pelo macho junto com o esperma.

Depois, os machos foram colocados num recipiente com dois canudos, um com comida normal e o outro com comida com mais 15% de álcool. Os rejeitados sexualmente beberam muito mais do que os satisfeitos sexualmente.

Galit Shohat-Ophir, autor do estudo, diz que esta é uma mudança que de acordo com o nível de satisfação do cérebro leva a um comportamento de busca de recompensa. A pesquisa pode ajudar a entender o vício em humanos, já que há um neuropeptídio similar, o Y, que estaria ligado a abusos.

(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)

Sem comentários:

Enviar um comentário