quinta-feira, 8 de março de 2012

Galp soma mais de 1 euro em duas sessões a reagir a plano de investimento

A petrolífera ganhou hoje perto de 5% e foi a principal responsável pela subida do índice bolsista nacional. Já ontem a empresa tinha subido 3%, depois da queda de terça-feira.

A Galp Energia continua em forte alta na bolsa de Lisboa, estando a assimilar ainda os anúncios feitos pela empresa no dia do investidor.

No fecho de terça-feira, a petrolífera nacional estava a cotar nos 12,665 euros.

Ontem, a empresa somou mais de 3% e hoje o ganho da Galp foi de 4,9%. A cotada encerrou o dia a negociar nos 13,695 euros, o que representa um ganho superior a um euro em duas sessões, ou, em termos relativos, 8,1%.

Na terça-feira, a empresa anunciou, no seu “Capital Markets Day 2012”, a intenção de reforçar em mais de mil milhões de euros o plano de investimento, com um custo de 4,8 mil milhões de euros para o período entre 2013 e 2016. Um empenho que se irá centrar, sobretudo, nas áreas de exploração e produção.

No mesmo dia, a petrolífera liderada por Ferreira de Oliveira (na foto) indicou a nova política de dividendos, com um crescimento médio de 20% para esta remuneração accionista nos próximos anos.

Contudo, nessa terça-feira, os anúncios não deram qualquer dinamismo às acções da petrolífera. A Galp foi penalizada por uma Europa mergulhada no vermelho e por uma Lisboa a deslizar mais de 2,5%.

Em contraponto, a empresa portuguesa está agora a recuperar dessa queda. Segundo um analista consultado pelo Negócios, que pediu para manter o anonimato, o mercado está a assimilar os pressupostos aí anunciados. Como na terça-feira, os mercados estavam em queda, só ontem e hoje é que as políticas de dividendos e de investimento foram absorvidas pelos investidores.

In' Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário