segunda-feira, 16 de abril de 2012

Argentina expropria YPF à Repsol

Cristina Fernández de Kirchner anunciou o envio ao Congresso de um projecto de lei para salvaguardar a soberania dos hidrocarbonetos da Argentina. E com isso nacionaliza a petrolífera YPF, que é detida maioritariamente pela espanhola Repsol.

Cristina Fernández de Kirchner anunciou o envio ao Congresso de um projecto de lei para "salvaguardar a soberania dos hidrocarbonetos da Argentina”, avança o “El Mundo”. Nesse sentido, a presidente Argentina declarou como sendo de utilidade pública - e sujeita a expropriação – a totalidade do património da petrolífera YPF, que a espanhola Repsol controla a 57,4%. O restante está na mãos do grupo argentino Petersen, da família Eskenazi, que detém mais de 25%, e dos investidores de Wall Street, que detêm 18%.

Agora, nos termos deste projecto de lei, o Estado argentino fica com 51% da YPF e as províncias petrolíferas com 49%, indica o “Cinco Dias”.

Inicialmente houve alguma confusão, havendo quem pensasse que a Argentina ficaria apenas com 51%, mas o facto é que avançou com a nacionalização da YPF. O projecto de lei será votado no Congresso dentro de algumas semanas.

As acções da YPF seguem a cair 16% em Wall Street após a notícia sobre a sua nacionalização.


(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)

Sem comentários:

Enviar um comentário