segunda-feira, 11 de junho de 2012

Quem dorme menos ingere mais «junk food», indica estudo

Uma nova pesquisa sugere que refeições pouco saudáveis, como doces e salgadinhos, atraem mais a atenção das pessoas que dormem menos do que o recomendado.

Para chegar a essa conclusão, cientistas examinaram áreas do cérebro que eram activadas quando os voluntários olhavam para comida saudável e não saudável.

O estudo descobriu que, ao ver «junk food», o grupo que dormia menos tinha activado os seus centros cerebrais ligados à sensação de recompensa.

A cientista Marie Pierre St-Onge, do Hospital Central St. Luke´s Roosevelt e professora assistente do Instituto de Nutrição Humana da Universidade Columbia, em Nova Iorque (EUA), liderou os trabalhos.

Um colectivo formado por 25 adultos considerados saudáveis, entre homens e mulheres, tiveram cinco noites de sono restringido (de quatro horas apenas) e uma de descanso (com nove horas de descanso), além de se submeterem à medição das alterações cerebrais por um equipamento de ressonância magnética.

O resultado é que apenas os que tiveram poucas horas de sono tinham a atenção voltada para as opções não saudáveis de alimentos. O processo, porém, mostrou-se reversível.

Após uma noite de sono completo, as mesmas pessoas não apresentaram a activação cerebral típica registada anteriormente ao ver «junk food» à sua frente.

«Isso é especialmente importante se você estiver a tentar perder peso», disse a pesquisadora, «porque pode estar a escolher os alimentos errados somente pelo facto de não ter dormido bem»


(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)

Sem comentários:

Enviar um comentário