Os governadores da Reserva Federal (Fed) dos EUA consideram que é possível alterar a dimensão do programa de compra de obrigações para reduzir os riscos associados ao programa.
Em causa estão, por exemplo, problemas nos mercados financeiros e o aumento da taxa de inflação.
“A maior parte dos participantes [na reunião] pensa que estes riscos podem ser geridos desde que o comité possa fazer ajustamentos às suas compras, como for necessário em resposta aos desenvolvimentos económicos, ou introduzir alterações na avaliação da sua eficácia e custos”, revela a Fed nas minutas da reunião que decorreu entre 12 e 13 de Setembro, citadas pela Bloomberg.
Ben Bernanke já tinha revelado uma terceira ronda do programa de compra de activos, no valor de 40 mil milhões de dólares.
A discussão em torno do programa de compra de obrigações terá sido intensa, com o consenso a estar longe. Alguns responsáveis estão cépticos em relação à eficácia do programa de compra de obrigações, outros consideram que plano pode mesmo “complicar os esforços do comité” quando for preciso abandonar a política acomodatícia que tem sido implementada nos últimos anos, através de juros baixos e de medidas de apoio económico.
Os responsáveis da Fed continuam a prever que a taxa de juro permaneça entre os zero e os 0,25%, onde se encontra desde Dezembro.
Para visitar a fonte da informação clique aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário