sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ecologista muda categoria de eucalipto gigante para proteger espécie

O eucalipto gigante da Austrália, a mais alta árvore produtora de flores do planeta, deve ser classificada como árvore de floresta, relata um novo estudo da Universidade da Tasmânia. Foi o que concluiu David Bowman, ecologista especializado em florestas, no estudo publicado no PloS One.

A equipa do ecologista realizou uma análise comparativa com outras árvores de floresta tropical e relatou que a espécie Eucalyptus regnans desenvolve-se dentro dos limites das florestas australianas e possui as mesmas características das árvores desse meio. No passado, ela tinha sido classificada como um tipo único de vegetação devido à sua adaptação pouco comum ao fogo, a qual permite à árvore levar vantagem sobre as outras. As suas sementes ficam protegidas contra as chamas dentro de cápsulas aéreas e, após o incêndio, caem sobre o solo queimado e proliferam.

«Essa semente pequena, do tamanho da cabeça de um alfinete, cresce rápido como o pé de feijão da história João e o pé de feijão», afirma Bowman. «Esse é um dos processos de crescimento mais rápidos do planeta e, depois disso, elas podem relaxar e dominar a floresta até morrerem.»

As árvores de floresta geralmente não suportam a sombra e, para que as sementes germinem, precisam de um solo descoberto, sem copas de árvores sobre ele, afirmou Bowman.

Embora o eucalipto precise que um incêndio florestal crie tais circunstâncias, ele também possui essas características.

Classificar essa espécie como árvore de floresta pode ajudar a preservar o eucalipto gigante, que tem sido explorado de forma excessiva nos últimos anos. «Isso requer uma mudança na forma de pensar», afirmou Bowman.


Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário