sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Austrália cria maior conjunto de reservas marinhas do planeta

A Austrália anunciou a criação do maior conjunto de reservas marinhas do planeta. No total, os novos parques nacionais cobrem uma área de mais de 2,3 milhões de quilómetros quadrados no oceano, incluindo o Mar de Corais.

Foram colocadas restrições sobre a pesca e a exploração de petróleo e gás na área delimitada, que abrange mais de um terço dos territórios marítimos da Austrália.

A notícia de que o conjunto de reservas seria criado havia sido anunciada em Junho, antecipando a participação da Austrália na conferência ambiental Rio+20, mas somente na quinta-feira o projecto foi aprovado e incorporado à legislação australiana.

Segundo o ministro do Ambiente da Austrália, Tony Burke, a criação das reservas é um momento histórico para a conservação dos oceanos no país e no mundo.

«A Austrália abriga ambientes marinhos incríveis, incluindo o Canion de Perth, no Sudoeste do país, e os deslumbrantes recifes do Mar de Corais. Este anúncio consolida a posição da Austrália como líder mundial em protecção ambiental», disse Burke.

Grupos que defendem os interesses da indústria da pesca na Austrália opuseram-se ferozmente ao projecto, argumentando que representará perdas milionárias para os negócios.

Para compensar as empresas afectadas, Burke anunciou que serão libertados subsídios de 100 milhões de dólares australianos.

Segundo o ministro, as reservas terão um impacto total de menos de 1% do valor da produção das empresas de pesca.

Os grupos pesqueiros, porém, dizem que o impacto será maior e que diversos pescadores podem ser arruinados.

Segundo a organização Australian Marine Alliance, 36 mil postos de trabalho podem ser fechados e a Austrália provavelmente terá de importar peixes e marisco para atender à procura interna.

O líder da oposição, Tony Abbott, apoiou o projecto, mas disse estar preocupado por não terem sido feitas consultas suficientes à sociedade e à comunidade científica antes da sua aprovação.

Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário