quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Bolsas europeias em máximos de 19 meses

As bolsas europeias estão a recuperar e seguem a negociar em níveis de 2011. A impulsionar os índices nesta sessão de quinta-feira está a expectativa de que os EUA consigam chegar a um acordo sobre o chamado “precipício orçamental”.

O Stoxx 600, que agrega as 600 maiores cotadas europeias, subiu 0,69% para 278,82 pontos, o que corresponde ao nível mais elevado desde 31 de Maio de 2011. Este é o quarto dia consecutivo de ganhos nas bolsas e eleva para 14% o ganho desde o início do ano.

A animar a negociação bolsista da sessão desta quinta-feira está a expectativa em torno dos EUA e das negociações em torno do “precipício orçamental”, expressão usada para definir um processo que vai correr automaticamente e que determina um corte de despesa e um aumento de impostos a partir do dia 1 de Janeiro se não for aprovado o Orçamento federal para 2013.

Caso republicanos e democratas não cheguem a acordo, estes automatismos poderão levar a economia americana para uma recessão. Esta tem sido a principal preocupação dos investidores, e dos políticos, após as eleições que determinaram a reeleição de Barack Obama.

As bolsas estão assim a renovar máximos de 2011. O alemão DAX segue em níveis de Maio de 2011, acumulando já um ganho de 27,7% desde o início do ano. O francês CAC avança 13,98% este ano e segue em máximos de Agosto de 2011 e o holandês AEX valoriza 9,2% desde que o ano começou e está em níveis de Julho de 2011.

As bolsas têm vindo a recuperar, passando a negociar em terreno positivo no ano, num período muito vincado pela crise de dívida na Europa e pelos impasses em torno da Grécia.

Nos últimos tempos, tem sido os EUA que mais receios têm provocado aos investidores, mas as últimas declarações de responsáveis têm apontado para que republicanos e democratas cheguem a acordo.



Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário