sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Prémio Pessoa 2012 atribuído a Richard Zenith

O escritor e tradutor Richard Zenith, que dedicou parte da sua vida à obra de Fernando Pessoa, foi galardoado com o troféu que herda justamente o nome do poeta maior da língua portuguesa, o Prémio Pessoa, sucedendo, assim, a Eduardo Lourenço.



Foi esta sexta-feira anunciado, no Palácio de Seteais, em Sintra, o Prémio Pessoa 2012. Richard Zenith, cidadão norte-americano naturalizado português, foi, então, o nome escolhido pelo júri, presidido por Francisco Pinto Balsemão, para suceder a Eduardo Lourenço, vencedor do ano passado.

Richard Zenith, cidadão norte-americano naturalizado português, é um estudioso de Fernando Pessoa, tendo investido décadas de vida à paixão pela poesia. Zenith foi também o curador e co-organizador da primeira grande exposição dedicada a Fernando Pessoa, tendo, ao mesmo tempo, trabalhado as obras de outras figuras incontornáveis da literatura portuguesa, como Sophia de Mello Breyner Anderson, Antero de Quental, António Lobo Antunes, ou Nuno Júdice.

 Trata-se da primeira vez que o Prémio Pessoa é atribuído a um cidadão estrangeiro, embora naturalizado. O galardão, no valor de 60 mil euros, será entregue em Maio do próximo ano, pelo Presidente da República, Cavaco Silva.


Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário