sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Universidade de Coimbra vai estudar presença de antibióticos na carne nacional

Investigação iniciou-se na região Centro concluindo que a carne cumpre legislação europeia

 A carne de origem suína e de aves consumida na região Centro do país cumpre a legislação europeia no que respeita ao uso de antibióticos na medicina veterinária. A conclusão foi retirada por uma equipa de investigadores do Centro de Estudos Farmacêuticos (CEF) da Universidade de Coimbra (UC).

Os investigadores analisaram "amostras do tecido muscular e do rim dos suínos", explica a coordenadora do estudo Angelina Pena.

Aos suínos juntaram-se os frangos e perus, mas também leite, mel e salmão. A investigadora avança que “devido a restrições financeiras, de equipamentos e de recursos humanos” foi analisada apenas a presença de dois grupos de antibióticos: as tetraciclinas e fluroquinolonas. "Este último é um importante grupo de antibióticos em medicina humana”.

A escolha destes dois grandes grupos de antibióticos prende-se com a sua “maior utilização” mas também por serem os fármacos “mais problemáticos relativamente à emergência de estirpes bacterianas resistentes para o homem”, pormenoriza Angelina Pena.

Os resultados deste trabalho são agora conhecidos e trazem boas noticias para a saúde pública. “Apurámos que os nossos alimentos de origem animal, na região Centro, relativamente a estes dois grupos de antibióticos são seguros, respeitam legislação europeia no domínio da segurança alimentar, cujo objectivo é atingir o nível mais elevado possível de protecção da saúde humana e dos interesses dos consumidores”, adianta a entrevistada.

Angelina Pena iniciou este trabalho com a sua tese de doutoramento, em 1997: "Nunca mais larguei o tema”.
 
O trabalho até aqui centrado na região centro - “porque era aquela que nos estava mais próxima” - vai agora ser alargado a todo o país. Angelina Pena reforça que não vão ter um papel fiscalizador. "Pretendemos promover uma abordagem colaborativa de modo a garantir a segurança alimentar e a proteção da Saúde Pública, objectivo da política agrícola da União Europeia”.

Angelina Pena destaca “ser importante conhecer a realidade na utilização de antibióticos”porque "o uso em excesso conduz à “existência de estirpes bacterianas resistentes e promover a saúde pública de qualidade”.

As amostras para o estudo foram adquiridas nos supermercados e também em alguns matadouros. A equipa que Angelina Pena coordena é composta por “um ou dois alunos de doutoramento e uma ou dois alunos de mestrados” que contam com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 

Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário