quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cientistas desenvolvem sistema que identifica cancro pela respiração

Está a chegar ao mercado uma ferramenta que pode ajudar à detecção precoce de cancro no pulmão. Desenvolvido por investigadores israelitas, o sistema Na-Nose (nano-nariz), analisa os gases expelidos pela respiração e identifica se o paciente tem ou não células cancerígenas no seu sistema respiratório.

Os cientistas por trás do projecto mostram-se optimistas porque este sistema permite um diagnóstico precoce do cancro de pulmão. Isto porque exames mais caros, como uma tomografia, só são pedidos quando os pacientes já sentem sintomas. Neste momento, normalmente já é tarde demais para tratar a doença. E biopsias de tumor são exames invasivos.

Segundo os cientistas, o Na-Nose tem estado a ser submetido a testes desde 2007. Em numerosos testes internacionais, conseguiu diferenciar os mais diversos tipos e classificações de cancro com 95% de exactidão.

Para fazer o exame, os pacientes respiram através de um tubo. O Na-Nose analisa os mais de mil gases presentes na respiração para identificar aqueles que podem indicar algum problema. Ele liga os gases a nanomateriais específicos. Esta técnica é conhecida como detecção volátil de compostos orgânicos.

O mecanismo foi inventado por Hossam Haick, professor do Technion-Israel Institute of Technology e está a ser produzido em parceria com o laboratório Alpha Szenszor, laboratório sediado nos EUA, como informa o ISRAEL21c.

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário