terça-feira, 19 de março de 2013

Ministro das Finanças garante que taxa sobre depósitos em Portugal “está fora de questão”

Ministro das Finanças foi questionado da direita à esquerda sobre a taxa sobre depósitos que está a ser negociada no Chipre. Gaspar garante que que nunca seria aplicada em Portugal
 
O ministro das Finanças garantiu hoje que em Portugal “está fora de questão” uma medida semelhante à que está a ser planeada no Chipre e que visa financiar o resgate do financeiro com uma taxa sobre depósitos, possivelmente para valores abaixo dos 100 mil euros. Este foi o pré-acordo entre troika e Chipre na sexta-feira semana passada e que está agora em debate no parlamento cipriota.   

“Em Portugal, uma medida como uma contribuição sobre os depósitos está totalmente fora de questão, o mesmo se pode afirmar para os países fora do euro”, afirmou o ministro das Finanças, confinando a solução à situação específica do Chipre, cujo sistema financeiro, cerca 7 vezes superior ao PIB, colapsou.

Questionado sobre o apoio do Governo e do Eurogrupo à taxa sobre depósitos e, concretamente, à sua aplicação a montantes inferiores a 100 mil euros, o ministro das Finanças sublinhou a posições conjunta dos ministro das Finanças do euro, tomada ontem, após estalar a polémica internacional: “O Eurogrupo deixou perfeitamente claro que a preferência do Eurogrupo é por uma medida de contribuição sobre depósitos que não afecte os depósitos abaixo dos 100 mil euros”, afirmou.

Vítor Gaspar não especificou qual foi a posição do bloco do euro no fim de semana, mas garantiu que “esta posição é a posição do Eurogrupo e é a posição do ministro das Finanças português dentro do Eurogrupo”.


Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário