quinta-feira, 11 de abril de 2013

Maior banco da Polónia espera voltar ao tema da compra do Bank Millennium no Outono


O presidente do PKO quer que a alienação da unidade polaca do BCP volte a ser um assunto de discussão depois do Verão. Entretanto, os accionistas do Bank Millennium aprovaram hoje a decisão de não se distribuir dividendos relativos a 2012.

O maior banco da Polónia continua interessado em comprar a unidade do BCP naquele país, uma operação que os responsáveis do PKO já tinham admitido por várias vezes.

O presidente executivo do PKO, Zbigniew Jagiello, disse esperar, em declarações citadas pela Reuters, que o tema volte a ser alvo de discussão no Outono.

Jagiello tinha dito já, em Fevereiro, que via vantagens empresariais na aquisição de um banco “com uma presença bem desenvolvida entre os clientes mais abastados”. “O Millennium enquadra-se potencialmente nesses critérios e a sua compra faria com que o banco deixasse de ter de fazer mais aquisições nos próximos anos”, acrescentou o CEO do PKO na mesma altura.

O BCP tem negado o interesse em alienar aquela sua operação sendo que o presidente Nuno Amado já afirmou que esta é “estratégica”.

Entretanto, tal como já tinha sido anunciado na apresentação de resultados relativos a 2012, os accionistas do banco aprovaram, em assembleia-geral, a retenção dos lucros, ficando sem receber dividendos.

O Bank Millennium, instituição polaca detida em 65,5% pelo banco presidido por Nuno Amado, decidiu que todo o lucro de 472,2 milhões de zlotys (115 milhões de euros) de 2012 será integrado em reservas de capital. Na proposta entregue na convocatória à assembleia, a equipa de gestão afirmava que a não distribuição de dividendos iria maximizar os rácios de solvência e de solvabilidade financeira.

Quando apresentou os resultados, o banco revelou que o objectivo será distribuir dividendos a partir de 2014.



Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário