quinta-feira, 11 de abril de 2013
Marca neurológica da dor identificada por cientistas
A marca neurológica da dor foi observada por cientistas ao analisarem imagens do cérebro com um scanner, o que pode abrir caminho ao desenvolvimento de testes clínicos para medir e prever a dor.
"Não existe actualmente qualquer técnica clínica que permita medir a dor a não ser perguntar a uma pessoa o que sente", assinalou Tor Wager, professor de psicologia e de neurologia na Universidade do Colorado (Estados Unidos) e principal autor do estudo divulgado no New England Journal of Medicine com data de hoje.
Com a ajuda de um computador, os cientistas analisaram múltiplas imagens de 114 cérebros com um "scanner" quando os sujeitos estavam expostos a diferentes intensidades de calor sobre a pele.
"Descobrimos reacções semelhantes em múltiplas zonas do cérebro que correspondem à intensidade da dor sentida pelas diferentes pessoas como reacção ao calor", explicou Tor Wager.
Contrariamente ao esperado, as marcas cerebrais da dor não eram específicas para cada participante do estudo, mas sim semelhantes entre eles.
Assim, os investigadores puderam prever com uma exactidão entre 90 a 100 por cento o nível de dor que uma pessoa sentia quando estava sob diferentes intensidades de calor sobre a pele.
Os cientistas também observaram que a marca neurológica mostrava uma diminuição da dor nas pessoas submetidas aos testes que tinham tomado analgésicos.
A um subgrupo de participantes que tinham tido recentemente um desgosto amoroso foram mostradas imagens do parceiro de quem se tinham separado.
Apesar de estudos anteriores sugerirem que a dor psicológica é semelhante à dor física, os sujeitos abandonados não registavam a marca neurológica da dor.
Na investigação participaram cientistas das Universidades de Nova Iorque, Johns Hopkins e Michigan.
Para visitar a fonte da informação clique aqui
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário