quarta-feira, 17 de abril de 2013

Petróleo cai pela quarta vez em cinco dias e negoceia abaixo dos 98 dólares em Londres


Os dados económicos da China e dos Estados Unidos, que ficaram aquém das expectativas, continuam a penalizar o preço do petróleo. Tanto o WTI como o Brent continuam abaixo dos 100 dólares por barril.

O petróleo continua a negociar abaixo dos 100 dólares por barril, pressionado esta quarta-feira pelo aumento da produção nos Estados Unidos, para máximos de Julho de 1992.

Os contratos do Texas West Intermediate (WTI), transaccionado no mercado nova-iorquino, desvalorizam 2,45% para os 86,55 dólares por barril. Com a divulgação do relatório semanal do Departamento de Energia o preço caiu, uma vez que o documento refere que a produção de crude aumentou 0,4% para 7,2 milhões por dia. Já o consumo de gasolina continua a cair pela segunda semana consecutiva.

Também o Brent, que serve de referência às importações portuguesas, continua abaixo dos 100 dólares, apesar de esta manha ter esta a negociar acima desse valor. Os contratos de futuros para Maio do Brent do Mar do Norte, negociados em Londres, cedem 2,25% para os 97,66 dólares por barril. O Brent desvalorizou já mais de 10% desde o início do ano e o preço actual equivale ao mais baixo desde Julho de 2012.

A desvalorização dos últimos dias continua também relacionada com o crescimento económico do primeiro trimestre abaixo do esperado na China, situando-se nos 7,7% quando os analistas previam 8,0%. Com a segunda maior economia do mundo a expandir-se menos do que o esperado, a expectativa é que o consumo de matérias-primas, nomeadamente o petróleo, diminua.  Os últimos dados dos Estados Unidos, que também ficaram abaixo das previsões dos analistas, estão também a influenciar a diminuição dos preços.

Face às quedas acentuadas dos últimos dias, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo poderá travar a descida de preços, como noticia esta quarta-feira o Negócios.



Para visitar a fonte da informação clique aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário