sexta-feira, 19 de abril de 2013

Fitch retira triplo A ao "rating" do Reino Unido


A notação soberana dos britânicos perde assim a classificação máxima de triplo A.
A agência de notação financeira reduziu a classificação da dívida de longo prazo do Reino Unido em um nível, de ‘AAA’ para ‘AA+’, mantendo o “outlook” estável, o que significa que não se prevê que o “rating” soberano britânico volte a descer em breve.

A justificar esta decisão, a Fitch aponta sobretudo o panorama económico e orçamental mais débil do Reino Unido, o que levou a que a agência revisse em alta as projecções de médio prazo para o défice orçamental e para a dívida pública do país.

“Apesar da perda do estatuto ‘AAA’, o perfil de crédito extremamente forte do Reino Unido está reflectido no seu ‘rating’ ‘AA+’ e na perspectiva estável”, sublinha a Fitch no seu comunicado.

A Fitch projecta agora que a dívida pública bruta do Reino Unido atinja 101% do PIB em 2015-16 (equivalente a 86% do PIB para a dívida líquida do sector público) e que só começará a diminuir a partir de 2017-18.

De sublinhar que a agência tinha referido anteriormente que a incapacidade de os britânicos estabilizarem a dívida abaixo de 100% do PIB e a colocarem num firme caminho descendente com vista aos 90% do PIB no médio prazo deveria levar a um “downgrade”. E foi o que sucedeu hoje.

Neste momento, apenas a S&P atribui ainda o rating máximo ao Reino Unido, que não está no euro e que por isso tem escapado a grande parte das vagas de cortes das notações soberanas.
A Moody’s também já tinha reduzido a notação dos ingleses em um nível, de ‘Aaa’ (rating de topo) para Aa1, no passado dia 22 de Fevereiro.


Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário