terça-feira, 4 de junho de 2013

Bernstein: Zeinal Bava “vai continuar a representar os interesses da PT”

Zeinal Bava vai continuar “a representar os interesses da PT, para além dos inerentes ao seu novo cargo na Oi”, dizem os analistas do Bernstein Research que elogiam a gestão da operadora incumbente: a gestão da PT “fez uma carteira de seda a partir de orelha de porco, em Portugal”.
 
Os analistas do Bernstein Research comentam positivamente a notícia de que o presidente-executivo (CEO) da Portugal Telecom vai assumir a liderança executiva da Oi. A operadora comunicou esta tarde que Zeinal Bava vai abandonar a presidência da Portugal Telecom SGPS para assumir o cargo homólogo na Oi. Contudo, continuará a ser CEO da PT Portugal.

Para os analistas, a manutenção da liderança da unidade portuguesa do grupo PT é um sinal de que Zeinal Bava vai continuar a representar os interesses da operadora em Portugal. E isso, por sua vez, dá sinal positivo acerca da manutenção da política de dividendos no Brasil, defendem.

“Os cargos gémeos [na Oi e PT Portugal] sinalizam que Zeinal Bava vai continuar a representar os interesses da PT bem como aqueles que são inerentes ao seu novo cargo”, começa por referir a nota de análise assinada pelo analista Robin Bienenstock. Este factor é um “claro sinal positivo para ambas as acções ao remover o receio de descida de um corte do dividendo da PT no curto prazo”, acrescenta a nota a que o Negócios teve acesso.

A casa de investimento acrescenta ainda um elogio original à gestão da cotada portuguesa, que tem conseguido obter resultados num ambiente económico adverso. Contudo, o trabalho feito já feito Portugal faz com que os potenciais ganhos adicionais sejam difíceis de obter.

“Acreditamos que a PT tem uma das melhores equipas de gestão operacional no sector das telecom; uma [equipa] que fez uma carteira de seda a partir de orelha de porco”, diz a nota de análise. “Mas também temos dito que já fizeram quase tudo o que pode ser feito nesse mercado e que o principal impedimento a [atribuir uma recomendação de] ‘comprar’ à PT continuam a ser os activos no Brasil”, conclui.

Ricardo Salgado reagiu ao comunicado em que a Portugal Telecom dá conta da decisão de Zeinal Bava afirmando que o executivo irá dar um “uma nova dinâmica” à reestruturação da brasileira Oi, que é responsável por 38% do EBITDA do grupo Portugal Telecom.

O Bernstein Research observa que a gestão é particularmente importante num momento em que falta um ano para o Mundial de Futebol e três para os Jogos Olímpicos. “Começou uma corrida às despesas de investimento. Uma melhor gestão na Oi pode assegurar que ela não fica completamente para trás, acelerando a corrida e aumentando o risco para as operadoras mais vulneráveis”, sublinha a nota de análise.

As acções da Portugal Telecom encerraram a sessão a subir 6,96% para 3,365 euros, tendo chegado a ganhar 7,44% para 3,38 euros. A Oi, que negoceia na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), ganha 18,12% para 5,41 reais e chegou a subir 20,09% para 5,50 reais do Brasil.



Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário