segunda-feira, 29 de julho de 2013

Novabase propõe dividendo extraordinário de 0,50 euros

A tecnológica quer distribuir 15,7 milhões de euros pelos accionistas, o que equivale a 0,50 euros por acção. A remuneração tem uma rendibilidade de 19,9% face ao preço de fecho do título.
 
A Novabase pretende pagar um dividendo extraordinário de 0,50 euros aos accionistas, como forma de distribuir as reservas e os resultados acumulados. A palavra será dada aos accionistas a 25 de Setembro numa assembleia-geral extraordinária.
 
O conselho de administração da tecnológica, liderado por Rogério Carapuça, propôs a realização de uma assembleia-geral extraordinária a 25 de Setembro deste ano, em que um dos pontos em discussão é a distribuição de reservas e resultados acumulados.
 
A administração leva a discussão o pagamento global de 15,7 milhões de euros aos accionistas, o que corresponde a 0,50 cêntimos por acção, de acordo com o comunicado emitido através do site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
 
O valor do dividendo proposto, 0,50 euros, compara com a cotação de 2,51 euros a que encerraram os títulos da empresa portuguesa. O “dividend yield”, indicador que mede o preço do dividendo em relação ao valor da acção, é de 19,9%.
 
A remuneração accionista da Novabase anunciada esta segunda-feira, 29 de Julho, compara com os 0,10 euros pagos como dividendo regular, em Junho deste ano.
 
Até 2010, a tecnológica sob o comando executivo de Luís Paulo Salvado (na foto) não distribuiu dividendos. Nesse ano, começou por pagar um dividendo de 0,32 euros a que juntou 0,18 euros de libertação de capital, numa remuneração global aos accionistas de 0,50 euros.
 
Nos anos seguintes (2010, 2011 e 2012), pagou dividendos regulares de 0,13 euros, 0,03 euros e 0,10 euros, respectivamente. Em 2013, além dos 0,10 euros de dividendo regular, deverá pagar a referida remuneração extraordinária de 0,50 euros.
 
“A sociedade mantém intacta a sua capacidade financeira para execução dos planos de investimento delineados para os próximos anos, dispondo por outro lado de liquidez amplamente suficiente para financiar as suas necessidades de curto e médio prazo”, indica a administração na proposta divulgada através da CMVM, adiantando que "existe todo o interesse em promover medidas de remuneração accionista".
 
Alargamento da administração de 13 para 15 membros
 
A Novabase apresentou esta segunda-feira os resultados semestrais, onde registou uma subida de 4,8% do volume de negócios mas em que verificou uma descida de 20,9% dos lucros para 3,6 milhões de euros.
 
Além da aprovação do balanço semestral e da distribuição de dividendos, os accionistas irão, a 25 de Setembro, votar a proposta de alargamento de 13 para 15 membros do conselho de administração.
 
A empresa justifica a proposta para aumentar o número de administradores com a maior extensão da actividade da empresa, propondo Maria do Carmo Palma e Pedro Gonçalves Afonso para ocupar esses cargos. Ambos têm desempenhado cargos na Novabase.
 
 
Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário