terça-feira, 16 de julho de 2013

PSD entende que BdP reforça convicção de que Portugal está num “ponto de viragem”

Luis Montenegro vê "sinais de confiança" nos dados do Boletim de Verão do Banco de Portugal, embora admita que há uma deterioração dos números relativos a 2014.
 
O Partido Social Democrata considera que as previsões do Banco de Portugal, apesar de não merecerem festejos exagerados, devem ser vistas como uma garantia de que a economia portuguesa está num melhor estado do que até aqui.
 
“As previsões do Banco de Portugal reforçam a convicção de que estamos num ponto de viragem da actividade económica”, comentou o líder parlamentar social-democrata, Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.
 
Montenegro falou em “sinais de confiança” trazidos por estes números do Boletim de Verão, que antecipam uma recessão de 2% no presente ano, em comparação com a previsão anterior de 2,3%. A ajudar estiveram as exportadoras. “O sector exportador apresentou um comportamento muito consistente, o mais positivo da Zona Euro”, qualificou o deputado laranja.
 
O líder parlamentar social-democrata mencionou que estas novas previsões vêm juntar-se a outros sinais de “confiança” já expressos noutros documentos, dando o exemplo do estudo da Universidade Católica, que estima um crescimento económico ligeiro em Portugal no segundo trimestre.
 
“Não é a razão para ter uma atitude triunfalista”, disse Montenegro, para acrescentar que há aqui a prova de que os “sacrifícios dos portugueses estão a valer a pena”.
 
“É verdade que, relativamente a 2014, há revisões em baixa. Ainda assim, o Banco de Portugal prevê crescimento económico”, comentou Luís Montenegro na tarde desta terça-feira, dizendo que a reforma da administração pública – com despedimentos de funcionários públicos – justifica a deterioração da previsão do próximo ano.
 
 
Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário