terça-feira, 9 de julho de 2013

S&P corta “rating” de Itália em um nível

A agência de notação financeira decidiu cortar o “rating” da dívida de longo prazo de Itália em um nível, mantendo ainda a perspectiva “negativa” para o país, o que significa que poderá voltar a cortá-lo. As previsões para a evolução da economia são hoje mais sombrias, com a S&P a prever uma contracção económica de 1,9% este ano.
 
O “rating” da dívida de Itália foi reduzido em um nível de “BBB+” para “BBB”, com a agência a justificar a decisão com o enfraquecimento do crescimento da economia italiana.
 
“A nossa previsão é de uma maior deterioração das perspectivas económicas de Itália depois de uma década de crescimento real médio de -0,04%”, salienta a agência na nota de análise divulgada esta terça-feira, recordando vários indicadores económicos que apontam para a fragilidade da economia. A S&P reviu mesmo em baixa a estimativa para a evolução do produto interno bruto (PIB) italiano apontando agora para uma contracção de 1,9% este ano, o que compara com a previsão revelada em Março e que apontava para uma queda de -1,4%.
 
A S&P considera que o crescimento reduzido está, em parte, relacionado com a “rigidez do mercado de trabalho” .
 
A agência realça que poderá voltar a cortar o “rating” do país este ano ou em 2014. E dá algumas pistas sobre o que a pode levar a reduzir a notação financeira do país: “se concluirmos que o Governo não pode implementar as políticas que impeçam os indicadores orçamentais de se deteriorarem além das expectativas actuais”, se a “rigidez” observada no mercado de trabalho, serviço e na actividade produtiva do país não diminuir.”
 
Se, pelo contrário, o Governo liderado por Enrico Letta, conseguir introduzir as reformas necessárias para tornar a economia mais flexível, a S&P admite colocar o “rating” de Itália em “estável”.
 
 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário