quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Credit Suisse estima que economia portuguesa saiu de recessão no segundo trimestre

Banco helvético é o terceiro a estimar um crescimento positivo da economia portuguesa no segundo trimestre, face aos três meses anteriores. A Zona Euro também deverá ter saído de recessão.
 
O produto interno bruto de Portugal terá crescido 0,3% no segundo trimestre deste ano, de acordo com a estimativa do Credit Suisse, que antecipa a saída de recessão da economia portuguesa e também da Zona Euro.
 
Num relatório publicado esta quinta-feira, onde antecipa os números relativos ao crescimento da economia europeia, que serão divulgados em breve pelo Eurostat, o banco helvético estima “alguma melhoria” nos dados referentes a Portugal e Grécia. “Em particular, esperamos que Portugal tenha saído de recessão, alcançando um crescimento em cadeia de 0,3%”, refere o Credit Suisse no relatório a que o Negócios teve acesso.
 
Uma economia entra em recessão técnica quando regista dois trimestres consecutivos de contracção em cadeia do PIB (o que no caso de Portugal ocorreu no início de 2011), sendo que esse período de recessão termina assim que ocorre um trimestre de variação positiva no PIB.
 
No caso de Portugal, mesmo que se confirme um crescimento do PIB no segundo trimestre, será cedo para decretar o fim da recessão, já que todas as previsões apontam para que na globalidade do ano de 2013 a variação do PIB seja negativa na ordem dos 2% e que um crescimento moderado só será atingido em 2014. E a variação homóloga do PIB no segundo trimestre continuará ainda de sinal negativo.
 
Além do Credit Suisse, também outras duas instituições já estimaram um crescimento do PIB no segundo trimestre, contra os três meses do ano. A Católica antecipa um crescimento de 0,6% e o Montepio aponta para uma variação positiva de 0,4%. Já o BBVA ainda aguarda uma queda do PIB (-0,2%). A estimativa rápida do INE será publicada na próxima semana.
 
A confirmar-se a estimativa de variação positiva do PIB, será interrompido um ciclo de 10 trimestres sempre em queda.
 
PIB da Zona Euro cresce 0,3%
 
Quanto à Zona Euro como um todo, o Credit Suisse também estima uma saída de recessão, com o PIB a crescer 0,3% no segundo trimestre, exactamente a mesma estimativa do que a antecipada para Portugal.
 
“Este resultado reflecte uma clara melhoria observada num alargado conjunto de indicadores (produção industrial, vendas de carros, retalho) registada em todos os países”, refere o Credit Suisse, que antecipa uma continuação da recuperação da economia europeia, embora o “ritmo permaneça tímido”.
 
O banco acredita que a Alemanha e a França serão os principais motores da saída de recessão da economia da Zona Euro, com os PIB destes dois países a registarem subidas de 0,8% e 0,4%, respectivamente.
 
A Grécia deverá continuar em recessão acentuada, embora menos forte do que nos trimestres anteriores. O PIB deverá ter recuado 3% no segundo trimestre, quando nos primeiros três meses do ano tinha contraído 5,6%. Espanha (-0,1%) e Itália (-0,2%) também devem continuar em recessão técnica, embora também a recuperar face aos trimestres anteriores.
 
 
Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário