sábado, 14 de setembro de 2013

Alterações climáticas reduzem camuflagem da lebre americana


Os efeitos das alterações climáticas fazem-se frequentemente sentir em larga escala, como na seca ou no aumento do nível das águas do mar. Mas nas colinas fora de Missoula, Montana, nos Estados Unidos, os biólogos estão a debruçar-se sobre a mudança em algo muito mais pequeno: a lebre americana.
 
A vida desta lebre é extremamente stressante, visto que quase todos os seres vivos da floresta a querem comer. Os predadores são linces, raposas, coiotes, aves de rapina e, curiosamente, até esquilos vermelhos, no caso das lebres mais jovens.
 
Alex Kumar, estudante da Universidade de Montana, e Tucker Seitz, técnico no terreno, passam meses a investigar a vida destas lebres nos bosques. Estudam principalmente as transmissões daquelas a quem já colocaram coleiras emissoras de sinais de rádio, mas apanham também outras com recurso a armadilhas com iscos de maçã.
 
A maioria das lebres que a equipa acompanha vive menos de um ano – consequência de se ser “o cheeseburger do ecossistema”, segundo Kumar. Mas estes animais ainda guardam um pequeno truque na manga: a camuflagem.
 
Segundo os investigadores, esta adaptação ao meio funciona. “Há momentos em que sentimos que estão muito, muito perto, mas simplesmente não as conseguimos encontrar”, afirma Kumar.
 
A lebre americana muda de cor na Primavera e no Outono, em resposta à luz, quando os dias ficam mais longos ou mais curtos – são castanhas durante o Verão e tornam-se completamente brancas nos meses nevosos do Inverno. Isto significa que o animal está totalmente à mercê do tempo – se a neve chega tarde, num determinado ano, ficamos com lebres brancas num solo castanho. Apesar da discrepância com o cenário, elas acreditam continuar camufladas e agem como se os predadores não as conseguissem ver.
 
Kumar chama a este acontecimento de “incompatibilidade” – e tem-se tornado cada vez mais uma fonte de preocupação, devido às alterações climáticas. “Se as lebres estão constantemente a camuflar-se ao mesmo tempo, ano após ano, e a queda de neve vem mais tarde e derrete mais cedo, vão haver cada vez mais situações em que as lebres estão inadaptáveis.
 
Os investigadores estão a descobrir que os espécimes incompatíveis com o habitat morrem a taxas mais elevadas – resta-lhes agora perceber se serão capazes de se adaptar ao meio ao longo do tempo. Já há registos de algumas lebres no estado de Washington que não se tornam totalmente brancas, mas será que estes e outros animais selvagens se vão conseguir ajustar ao ritmo veloz das mudanças à sua volta sem antes desaparecerem definitivamente?


Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário