segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Fundo de investimento dos EUA supera 2% na EDP

IFA ultrapassou 2% na eléctrica dois dias antes de ser anunciada nova taxa sobre os produtores de energia, com destaque para a EDP.

O fundo norte-americano Income Fund of America (IFA) passou a ser detentor de mais de 2% da EDP.

De acordo com o comunicado enviado esta segunda-feira pela empresa, o IFA, fundo de investimento mútuo norte-americano, tem 73.654.630 da EDP, 2,01% do capital social, na sua carteira.

A “barreira” dos 2% - a partir da qual passa a deter uma participação qualificada -  foi superada pelo fundo norte-americano com a compra de 1.273.911 acções, correspondentes a 0,035% dos direitos de voto da EDP, a 1 de Outubro.

Dois dias depois, a eléctrica passou a estar debaixo de fogo com o anúncio, por parte do Governo, de uma descida das rendas pagas aos produtores de energia. Os analistas consideram que esta medida poderá ser negativa para a EDP.

Pressionada pela notícia, a eléctrica nacional já perdeu 5,6% do valor em bolsa desde 1 de Outubro.

No comunicado desta quinta-feira, a eléctrica informa que o IFA “conferiu poderes à Capital Research and Management Company para exercício dos direitos de voto correspondente a esta participação qualificada”.

“Desta forma, as acções detidas pelo IFA também são imputáveis à Capital Research and Management Company embora o IFA seja o detentor directo das acções”, adianta a mesma fonte.

A Capital Research é a quarta maior accionista da EDP, com 5,01%, através da China Three Gorges (21,35%), da Iberdrola (6,66%) e da Opiddum (6,18%).

Na sessão desta segunda-feira, a eléctrica liderada por António Mexia perdeu 1,59% para negociar nos 2,545 euros.



Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário