terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sonaecom lança OPA sobre acções detidas pelos accionistas minoritários

 Contrapartida da oferta parcial são acções da Zon Optimus, que equivale a 2,45 euros por acção, o que corresponde a um prémio de 10%. Com esta oferta de 216 milhões de euros, o objectivo passa por permitir aos accionistas da Sonaecom passarem a ser accionistas da Zon Optimus.

A Sonaecom lançou esta terça-feira uma oferta pública de aquisição (OPA) parcial sobre 24,16% do seu próprio capital, oferecendo como contrapartida acções da Zon Optimus, que correspondem a 2,45 euros por acção. Tendo em conta este valor, o montante da oferta é de 216 milhões de euros.

Segundo o comunicado com o lançamento da oferta, publicado na CMVM, a oferta incide sobre um máximo de 88.479.803 acções da Sonaecom, representativas de 24,16% do capital da empresa. Ou seja, sobre as acções que não são detidas pelos dois maiores accionistas da empresa, ambos do grupo Sonae (Sonae SGPS com 20,94% e a Sontel com 52,99%).

Em troca a Sonaecom oferece as 37.489.324 acções que detém de forma directa na Zon Optimus, que equivalem a 7,28% do capital da empresa que resultou da fusão entre a Zon Multimédia e a Optimus.

Num outro comunicado, a Sonaecom justifica esta oferta com objectivo de “conferir a opção aos seus accionistas de alienar, em condições de igualdade”, as suas acções na Sonaecom, trocando-as por acções da Zon Optimus, permitindo assim aos seus accionistas “a exposição directa dos accionistas à Zon Optimus, activo de referência do portfólio da Sonaecom”.
As acções que a Sonaecom venha a comprar aos seus accionistas serão depois alvo de amortização, através de uma redução de capital social. No anúncio da oferta a Sonaecom não o refere, mas o objectivo da operação deverá também passar pela saída de bolsa da empresa actualmente liderada por Angelo Paupério.

Em termos agregados, a Sonaecom está na prática a oferecer aos seus accionistas minoritários, com 24,16% do capital, a possibilidade de passarem a deter 7,28% da Zon Optimus. A concretizar-se esta operação com um sucesso de 100%, as empresas do Grupo Sonae passarão a deter 100% da Sonaecom (depois da redução de capital), enquanto a Zon Optimus ganha mais accionistas e mais “free float” (acções dispersas em bolsa). A Sonaecom ficará accionista indirecta da Zon Optimus, com uma posição de 25%, devido à posição de 50% na Zopt, que controla 50% da Zon Optimus.

A contrapartida oferecida resulta de uma complexa operação, que a Sonaecom garante equivaler a um preço de 2,45 euros. A contrapartida é de acções da Zon Optimus, à qual pode ser somada uma contrapartida em dinheiro, sendo que tal está dependente do nível de aceitação da oferta por parte dos accionistas da Sonaecom. Ou seja, nesta altura os accionistas da Sonaecom não sabem ao certo o número de acções da Zon que podem receber. 

Caso a OPS seja aceite por todos os accionistas, receberão 0,42370488 acções da Zon Optimus por cada uma da Sonaecom detida, sendo que nest caso receberão também uma contrapartida em dinheiro, tendo por referência o valor de 5,08 euros para cada acção da Zon. Caso a oferta fique longe dos 100% de sucesso, cada acção da Sonaecom será trocada por 0,48228346 acções da Zon.

A Sonaecom adianta que a contrapartida equivale a um prémio de 10% sobre a cotação de fecho de ontem e sobre a média ponderada da cotação de fecho dos 30 dias anteriores.
Para efeitos de determinação da relação de troca entre acções Sonaecom e acções Zon Optimus, “relevou-se a média ponderada da cotação de fecho das acções Zon Optimus nas cinco últimas sessões de mercado regulamentado, de 5,08 euros por acção Zon Optimus”.


 Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário