sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

O coronavírus é transmitido através dos alimentos ou das embalagens?


 

A autoridade reguladora do medicamento dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), e o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) asseguraram, após uma análise das provas científicas disponíveis, que o novo coronavírus não é transmitido às pessoas através de alimentos ou de embalagens de alimentos.

“A nossa confiança na segurança do abastecimento alimentar permanece firme. Os consumidores podem estar confiantes, segundo a informação científica atual e com base num consenso científico internacional esmagador, que é altamente improvável que os alimentos que são consumidos ou as embalagens de alimentos transmitam o coronavírus”, garantiu o secretário interino do USDA, Kevin Shea, e a comissária interina da FDA, Janet Woodcock.

Neste ponto, ambos recordaram que a covid-19 é uma doença respiratória que é transmitida de pessoa para pessoa, ao contrário dos vírus gastrointestinais ou de origem alimentar. Embora existam relatos (ainda que poucos) da deteção do vírus nos alimentos e nas embalagens, a maioria concentra-se na deteção da ‘impressão digital’ do vírus, em vez de nas provas de transmissão do vírus às pessoas.

“Uma vez que a quantidade de partículas do vírus que teoricamente poderiam ser detetadas ao tocar numa superfície é muito pequena e que a quantidade necessária para a infeção por inalação é muito elevada, as probabilidades de infeção ao tocar na superfície da embalagem ou ao comer alimentos são extremamente baixas”, resumiram os investigadores.

Além disso, considerando os milhões de casos de covid-19 que ocorreram em todo o mundo (mais de 110 milhões), as agências norte-americanas comentaram também que não há provas epidemiológicas de que os alimentos ou as embalagens sejam uma fonte de transmissão para os humanos.


Se desejar visitar a fonte, clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário