O governo da Suécia autorizou, a partir deste sábado, a caça de lobos no país pela primeira vez depois de 45 anos, após a decisão do Parlamento de que a população desses animais precisa ser reduzida.
Os caçadores interessados têm de obter uma licença, e cerca de 10 mil pessoas já teriam entrado com o pedido de permissão.
A autorização, no entanto, é para que se mate 27 lobos até o dia 15 de fevereiro, o que deve deixar a Suécia com uma população estimada em 210 animais.
Segundo a rádio estatal sueca, no condado de Dalarna, no centro do país, foram mortos nove lobos neste primeiro dia, o que fez com que a permissão fosse suspensa na região.
Regras
Pelas regras do Parlamento sueco, cada vez que um caçador atinge um lobo com um tiro, ele tem que se reportar às autoridades locais, para que se mantenha o rastreamento da matança.
Mas entidades que reúnem caçadores reclamaram da maneira como o abate está sendo feito.
"Há muitas regras e, a cada hora, os caçadores têm que ficar verificando qual é a quota permitida", disse Gunnar Gloersson, da Associação dos Caçadores Suecos, à Rádio Suécia.
"Temos vários problemas por causa dos lobos, pois eles atacam renas, fazendas de criação de animais e até nossos cães", afirmou.
Críticas
Grupos de defesa do meio ambiente também criticaram a medida, dizendo que a população de lobos no país ainda não havia chegado a um nível saudável.
A caçada está programada para terminar antes da época de acasalamento, que começa no início de fevereiro.
Os lobos quase foram extintos pela caça no sul da Escandinávia até a atividade ser proibida, em meados dos anos 70.
Os governos da Suécia e da Noruega trabalharam juntos para reintroduzir espécies nas florestas ao longo da sua fronteira em comum.
Em 1991, a Noruega autorizou o abate de alguns animais, o que na época gerou críticas por parte da Suécia.
Mas o Parlamento sueco recentemente decidiu que o país deve ter no máximo 210 lobos.
Visite a fonte da informação aqui
domingo, 3 de janeiro de 2010
Grâ-Bretanha e Espanha encerram embaixadas no Iémen devido a ameaças terroristas
A Grã-Bretanha e a Espanha seguiram este domingo o exemplo dos EUA e decidiram fechar as embaixadas na capital do Iémen devido às ameaças de atentado da Al-Qaida. Um conselheiro de Segurança do presidente americano Barack Obama, revelou em declarações ao canal CNN, que existem indicações de que a Al-Qaida estaria a planear um ataque na capital do Iémen.
A representação diplomática norte-americana foi a primeira a fechar as portas perante as ameaças de atentados contra interesses norte-americanos no Iémen e na Península Arábica.
A embaixada anunciou o encerramento através de um comunicado em que avisa os norte-americanos para que se mantenham alerta e tomem medidas de segurança.
«A embaixada dos Estados Unidos em Sana encerrou hoje, 3 de Janeiro de 2010 devido a ameaças da Al-Qaida na Península Arábica contra interesses norte-americanos no Iémen», refere o comunicado da embaixada, divulgado no seu sítio de Internet.
No comunicado, não são dadas mais informações sobre o tipo de ameaças nem sobre quanto tempo a representação diplomática vai estar encerrada.
«A embaixada dos Estados Unidos recorda aos seus cidadãos que devem manter um nível elevado de alerta e que devem pôr em prática medidas de segurança», pode ainda ler-se no documento.
Um conselheiro de Segurança do presidente dos EUA Barack Obama, em declarações à estação CNN, informou que há indicações de que a Al-Qaida estaria a planear um ataque na capital do Iémen.
A decisão surge depois de uma notícia da televisão norte-americana CBS ter atribuído aos EUA os recentes ataques contra posições da Al-Qaida no Iémen.
Antes deste encerramento destaca-se também a acusação de Barack Obama, sábado, de que a Al-Qaida treinou e armou o homem que tentou fazer explodir um avião com destino a Detroit, no dia de Natal.
Visite a fonte da informação aqui
A representação diplomática norte-americana foi a primeira a fechar as portas perante as ameaças de atentados contra interesses norte-americanos no Iémen e na Península Arábica.
A embaixada anunciou o encerramento através de um comunicado em que avisa os norte-americanos para que se mantenham alerta e tomem medidas de segurança.
«A embaixada dos Estados Unidos em Sana encerrou hoje, 3 de Janeiro de 2010 devido a ameaças da Al-Qaida na Península Arábica contra interesses norte-americanos no Iémen», refere o comunicado da embaixada, divulgado no seu sítio de Internet.
No comunicado, não são dadas mais informações sobre o tipo de ameaças nem sobre quanto tempo a representação diplomática vai estar encerrada.
«A embaixada dos Estados Unidos recorda aos seus cidadãos que devem manter um nível elevado de alerta e que devem pôr em prática medidas de segurança», pode ainda ler-se no documento.
Um conselheiro de Segurança do presidente dos EUA Barack Obama, em declarações à estação CNN, informou que há indicações de que a Al-Qaida estaria a planear um ataque na capital do Iémen.
A decisão surge depois de uma notícia da televisão norte-americana CBS ter atribuído aos EUA os recentes ataques contra posições da Al-Qaida no Iémen.
Antes deste encerramento destaca-se também a acusação de Barack Obama, sábado, de que a Al-Qaida treinou e armou o homem que tentou fazer explodir um avião com destino a Detroit, no dia de Natal.
Visite a fonte da informação aqui
Gripe A: França coloca à venda vacinas que sobraram
A França decidiu colocar à venda a outros países um lote de vacinas contra a Gripe A H1N1, depois de ter constatado que as doses que tem em stock são demais em relação às necessidades do país, segundo avança o jornal Le Parisien.
A venda das doses, que se faz através das embaixadas francesas no mundo, tem como objectivo recuperar algum do dinheiro investido para combater a epidemia.
O Ministério da Saúde francês decidiu esta medida depois de constatar que uma dose da vacina era suficiente e não as duas inicialmente recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A França adquiriu um Julho passado 94 milhões de doses, parte das quais pretende agora vender a preço de compra.
Segundo o jornal Le Parisien, a França assinou já acordos de venda com o Qatar e com o Egipto e está a negociar com a Ucrânia e com o México.
As vendas não incluem os 9,4 milhões de doses que o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, prometeu dar aos países mais pobres.
Visite a fonte da informação aqui
A venda das doses, que se faz através das embaixadas francesas no mundo, tem como objectivo recuperar algum do dinheiro investido para combater a epidemia.
O Ministério da Saúde francês decidiu esta medida depois de constatar que uma dose da vacina era suficiente e não as duas inicialmente recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A França adquiriu um Julho passado 94 milhões de doses, parte das quais pretende agora vender a preço de compra.
Segundo o jornal Le Parisien, a França assinou já acordos de venda com o Qatar e com o Egipto e está a negociar com a Ucrânia e com o México.
As vendas não incluem os 9,4 milhões de doses que o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, prometeu dar aos países mais pobres.
Visite a fonte da informação aqui
Infidelidade: A culpa também é das hormonas
A infidelidade tem razões químicas. Não sendo a única causa para o adultério, certas substâncias que o organismo produz estão associadas a comportamentos infiéis. A culpa é da testosterona, mas não só.
"Homens com menor tendência para o casamento, ou com maior tendência para o adultério, ou ainda com maior propensão para o divórcio, demonstram frequentemente um nível médio e alto de testosterona", escreve Madalena Pinto, no seu livro "Química do Amor e do Sexo".
Em entrevista à Agência Lusa, esta professora de Química Orgânica e Química Farmacêutica e Medicinal na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto explicou que a obra, editada pela Lidel, teve como principal objectivo "aproximar a química de aspectos e de situações do dia-a-dia".
Segundo a autora, são muitas as situações e, principalmente, os comportamentos que têm uma justificação química, existindo muita "culpa no cartório" das hormonas e de neuroquímicos em algumas condutas.
Com este livro, Madalena Pinto espera contribuir com um instrumento de interpretação de alguns comportamentos.
"Existem componentes - como as hormonas e os neuroquímicos - que justificam, por exemplo, que após o sexo o homem queira dormir e a mulher prefira ser mimada", disse.
Essa opção pelo sono após o sexo, que a mulher pode interpretar como uma forma de rejeição, não é, afinal, mais do que "um efeito de algumas substâncias químicas cerebrais", explicou.
"A culpa é da química", assegura Madalena Pinto, que investigou a forma como o organismo humano produz moléculas e como estas estão associadas a fenómenos emocionais ou a comportamentos sócio-emocionais.
A investigadora faz, contudo, uma ressalva: "Esses comportamentos não têm apenas uma justificação química, esta é uma entre várias".
No caso da infidelidade, "há, na verdade, uma série de factores - genéticos, psicológicos, ambientais ou educacionais - pois, caso contrário, tudo seria muito fácil de resolver".
Se assim fosse, os comportamentos e sentimentos poderiam ser "produzidos" em laboratório, o que, para Madalena Pinto, "está longe de acontecer".
"Não perspectivo isso. Seria muito fácil se fosse meramente um aspecto químico, mas não é", disse.
Cientificamente provado está o efeito da química cerebral no amor e no sexo.
"Há uma química cerebral, que tem várias substâncias químicas que jogam entre si, que tem a ver com certos tipos de fenómenos, como estar apaixonado e não ver mais nada além do ser amado", explicou.
Apesar desta equação já ter sido revelada, Madalena Pinto considera praticamente impossível que alguma vez se consiga criar um comprimido para o enamoramento.
"Não acredito que se possa criar uma pílula que a pessoa tome e que, olhando para outro, se enamore dela", avançou.
"Não devemos ser tentados a reproduzir os sentimentos ligados ao amor numa base de química de laboratório, mas que no amor há química, lá isso há"", escreve Madalena Pinto no livro "Química do Amor e do Sexo".
A autora deixa ainda um conselho: "talvez fosse útil aos conselheiros matrimoniais fazerem um curso de química orgânica... quem sabe?".
Visite a fonte da informação aqui
"Homens com menor tendência para o casamento, ou com maior tendência para o adultério, ou ainda com maior propensão para o divórcio, demonstram frequentemente um nível médio e alto de testosterona", escreve Madalena Pinto, no seu livro "Química do Amor e do Sexo".
Em entrevista à Agência Lusa, esta professora de Química Orgânica e Química Farmacêutica e Medicinal na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto explicou que a obra, editada pela Lidel, teve como principal objectivo "aproximar a química de aspectos e de situações do dia-a-dia".
Segundo a autora, são muitas as situações e, principalmente, os comportamentos que têm uma justificação química, existindo muita "culpa no cartório" das hormonas e de neuroquímicos em algumas condutas.
Com este livro, Madalena Pinto espera contribuir com um instrumento de interpretação de alguns comportamentos.
"Existem componentes - como as hormonas e os neuroquímicos - que justificam, por exemplo, que após o sexo o homem queira dormir e a mulher prefira ser mimada", disse.
Essa opção pelo sono após o sexo, que a mulher pode interpretar como uma forma de rejeição, não é, afinal, mais do que "um efeito de algumas substâncias químicas cerebrais", explicou.
"A culpa é da química", assegura Madalena Pinto, que investigou a forma como o organismo humano produz moléculas e como estas estão associadas a fenómenos emocionais ou a comportamentos sócio-emocionais.
A investigadora faz, contudo, uma ressalva: "Esses comportamentos não têm apenas uma justificação química, esta é uma entre várias".
No caso da infidelidade, "há, na verdade, uma série de factores - genéticos, psicológicos, ambientais ou educacionais - pois, caso contrário, tudo seria muito fácil de resolver".
Se assim fosse, os comportamentos e sentimentos poderiam ser "produzidos" em laboratório, o que, para Madalena Pinto, "está longe de acontecer".
"Não perspectivo isso. Seria muito fácil se fosse meramente um aspecto químico, mas não é", disse.
Cientificamente provado está o efeito da química cerebral no amor e no sexo.
"Há uma química cerebral, que tem várias substâncias químicas que jogam entre si, que tem a ver com certos tipos de fenómenos, como estar apaixonado e não ver mais nada além do ser amado", explicou.
Apesar desta equação já ter sido revelada, Madalena Pinto considera praticamente impossível que alguma vez se consiga criar um comprimido para o enamoramento.
"Não acredito que se possa criar uma pílula que a pessoa tome e que, olhando para outro, se enamore dela", avançou.
"Não devemos ser tentados a reproduzir os sentimentos ligados ao amor numa base de química de laboratório, mas que no amor há química, lá isso há"", escreve Madalena Pinto no livro "Química do Amor e do Sexo".
A autora deixa ainda um conselho: "talvez fosse útil aos conselheiros matrimoniais fazerem um curso de química orgânica... quem sabe?".
Visite a fonte da informação aqui
Angola: Bispo apela maior envolvimento dos cristãos na protecção do ambiente
O bispo da Igreja Católica no Kwanza Norte, dom Almeida Kanda, apelou sexta-feira, em Ndalatando, para a necessidade de um maior envolvimento dos cristãos em acções que contribuam para a protecção e preservação do ambiente, com
vista a se evitarem consequências desastrosas para o futuro da humanidade.
Na sua homilia, durante a missa de ano novo, o prelado solicitou aos cristãos o reforço da relação entre a humanidade e o ambiente através da observância do respeito à natureza, em que a defesa ecológica deverá constituir um desafio para todos os integrantes da sociedade.
O bispo recordou que as atitudes humanas que lesam o ambiente representam uma degradação da moral social , sendo urgente o despertar das pessoas em entenderem que tais acções têm graves consequências para a humanidade, sobretudo para os povos mais pobres do mundo.
"Trata-se de um desafio urgente que deverá envolver toda a sociedade, com vista a garantia de um futuro sadio para as próximas gerações", enfatizou o bispo.
Apelou ainda aos fieis a contribuírem para o surgimento de novos espaços verdes, a colaborar no saneamento básico, a absterem-se da poluição dos rios e de outras atitudes lesivas ao ambiente, visando evitar que a fúria da natureza se vingue dos homens.
Dom Almeida Kanda revelou que a referida preocupação é resultado da encíclica do Papa Bento XVI para 2010, em que o Santo Padre alerta aos fiéis para a necessidade da comunhão de esforços com vista a preservação do ambiente.
Ainda na sua homilia, o bispo informou que a Igreja Católica adoptou o dia 1 de Janeiro como sendo o dia mundial da paz, um dia que deve ser aproveitado para os cristãos para o reforço do sentimento de perdão, de reconciliação e unidade entre as famílias.
O prelado insistiu na recomendação dos cristãos terem de assumir os desafios da preservação da paz e protecção do ambiente como uma das apostas para 2010, visando a garantia de um ambiente onde impere a elevação da qualidade de vida dos homens.
Da celebração decorrida na Sé Catedral local participaram mais de quatrocentos fiéis.
Visite a fonte da informação aqui
vista a se evitarem consequências desastrosas para o futuro da humanidade.
Na sua homilia, durante a missa de ano novo, o prelado solicitou aos cristãos o reforço da relação entre a humanidade e o ambiente através da observância do respeito à natureza, em que a defesa ecológica deverá constituir um desafio para todos os integrantes da sociedade.
O bispo recordou que as atitudes humanas que lesam o ambiente representam uma degradação da moral social , sendo urgente o despertar das pessoas em entenderem que tais acções têm graves consequências para a humanidade, sobretudo para os povos mais pobres do mundo.
"Trata-se de um desafio urgente que deverá envolver toda a sociedade, com vista a garantia de um futuro sadio para as próximas gerações", enfatizou o bispo.
Apelou ainda aos fieis a contribuírem para o surgimento de novos espaços verdes, a colaborar no saneamento básico, a absterem-se da poluição dos rios e de outras atitudes lesivas ao ambiente, visando evitar que a fúria da natureza se vingue dos homens.
Dom Almeida Kanda revelou que a referida preocupação é resultado da encíclica do Papa Bento XVI para 2010, em que o Santo Padre alerta aos fiéis para a necessidade da comunhão de esforços com vista a preservação do ambiente.
Ainda na sua homilia, o bispo informou que a Igreja Católica adoptou o dia 1 de Janeiro como sendo o dia mundial da paz, um dia que deve ser aproveitado para os cristãos para o reforço do sentimento de perdão, de reconciliação e unidade entre as famílias.
O prelado insistiu na recomendação dos cristãos terem de assumir os desafios da preservação da paz e protecção do ambiente como uma das apostas para 2010, visando a garantia de um ambiente onde impere a elevação da qualidade de vida dos homens.
Da celebração decorrida na Sé Catedral local participaram mais de quatrocentos fiéis.
Visite a fonte da informação aqui
Programação Rede TV - Brasil para hoje, (Domingo)
06:00 Ultrafarma
08:00 Programação IURD
08:30 Avanti Mídia
09:30 Pé na Estrada
10:00 Interligado
11:00 Avanti Mídia
12:00 Médico de Almas e Corpos
13:00 Tempo de Avivamento
13:30 Avanti Mídia
13:55 Super Papo
14:00 Auto Mais
14:45 Caçadores de Aventuras
15:15 Easy Rider
15:45 Olhar Digital
16:15 Interligado
17:15 Planeta Turismo
18:15 Ritmo Brasil
18:45 Bola na Rede
20:45 Pânico na TV
23:15 Dr. Hollywood
00:15 É Noticia
01:00 A Hora e a Vez da Pequena Empresa
01:15 Super Papo
02:30 Igreja Da Graça
04:30 Super Papo
08:00 Programação IURD
08:30 Avanti Mídia
09:30 Pé na Estrada
10:00 Interligado
11:00 Avanti Mídia
12:00 Médico de Almas e Corpos
13:00 Tempo de Avivamento
13:30 Avanti Mídia
13:55 Super Papo
14:00 Auto Mais
14:45 Caçadores de Aventuras
15:15 Easy Rider
15:45 Olhar Digital
16:15 Interligado
17:15 Planeta Turismo
18:15 Ritmo Brasil
18:45 Bola na Rede
20:45 Pânico na TV
23:15 Dr. Hollywood
00:15 É Noticia
01:00 A Hora e a Vez da Pequena Empresa
01:15 Super Papo
02:30 Igreja Da Graça
04:30 Super Papo
Queda de autocarro faz 14 mortos no México
Pelo menos 14 pessoas morreram e 21 ficaram feridas quando o autocarro em que viajavam caiu numa ravina no estado mexicano de Baixa Califórnia, fronteiriço com os Estados Unidos.
De acordo com o director estatal da Defesa Civil, Alfredo Escobedo Ortiz, o acidente com a viatura, que fazia a ligação entre as localidades mexicanas de Tecate e Mexicali, ocorreu durante a madrugada, cerca das 05:00 locais, numa zona montanhosa.
O veículo, onde seguiam pessoas de todas as idades, caiu de uma ravina com cerca de 40 metros, no quilómetro 44 no sentido Tecate-Mexicali, depois de sair do povoado de San Quintin, a sul de Ensenada, onde se concentram trabalhadores agrícolas, oriundos sobretudo do estado de Oaxaca.
Escobedo Ortiz adiantou que, segundo relatos iniciais, o autocarro da Auto Transport Tierra del Sol Turismo estaria a circular em excesso de velocidade. Aparentemente, o veículo fazia um serviço especial, já que não costumava percorrer a rota que fazia na altura do acidente.
Segundo fontes das equipas de resgaste e do exército, que estão no local do desastre, os corpos das vítimas, inclusive de menores, foram projectados do autocarro, que capotou várias vezes durante a queda.
Os feridos foram transportados para vários hospitais locais, em particular de Mexicali.
Visite a fonte da informação aqui
De acordo com o director estatal da Defesa Civil, Alfredo Escobedo Ortiz, o acidente com a viatura, que fazia a ligação entre as localidades mexicanas de Tecate e Mexicali, ocorreu durante a madrugada, cerca das 05:00 locais, numa zona montanhosa.
O veículo, onde seguiam pessoas de todas as idades, caiu de uma ravina com cerca de 40 metros, no quilómetro 44 no sentido Tecate-Mexicali, depois de sair do povoado de San Quintin, a sul de Ensenada, onde se concentram trabalhadores agrícolas, oriundos sobretudo do estado de Oaxaca.
Escobedo Ortiz adiantou que, segundo relatos iniciais, o autocarro da Auto Transport Tierra del Sol Turismo estaria a circular em excesso de velocidade. Aparentemente, o veículo fazia um serviço especial, já que não costumava percorrer a rota que fazia na altura do acidente.
Segundo fontes das equipas de resgaste e do exército, que estão no local do desastre, os corpos das vítimas, inclusive de menores, foram projectados do autocarro, que capotou várias vezes durante a queda.
Os feridos foram transportados para vários hospitais locais, em particular de Mexicali.
Visite a fonte da informação aqui
Carro colhe grupo de pessoas no Dakar
Várias pessoas ficaram hoje feridas, uma delas com gravidade, ao serem atropeladas pelo carro do piloto alemão Mirco Schultis durante a primeira etapa do Dakar2010, informou a organização da prova rainha de todo-o-terreno.
A mesma fonte não precisou o número exacto de feridos, que foram transportados de ambulância para o centro médico, ao contrário do que inspirava mais cuidados, que foi evacuado de helicóptero para o hospital central de Rio Cuarto.
O acidente ocorreu aos 75 quilómetros da "especial" entre Buenos Aires a Córdoba, quando o carro de Schultis colheu um grupo de pessoas que estavam a assistir à prova num local situado fora da zona destinada aos espectadores.
Fonte: Jornal de Notícias
A mesma fonte não precisou o número exacto de feridos, que foram transportados de ambulância para o centro médico, ao contrário do que inspirava mais cuidados, que foi evacuado de helicóptero para o hospital central de Rio Cuarto.
O acidente ocorreu aos 75 quilómetros da "especial" entre Buenos Aires a Córdoba, quando o carro de Schultis colheu um grupo de pessoas que estavam a assistir à prova num local situado fora da zona destinada aos espectadores.
Fonte: Jornal de Notícias
Tecto de café em Guimarães cai e faz quatro feridos
O tecto do café Milenário, em Guimarães, caiu, este sábado à noite, causando, até ao momento, quatro feridos, que foram transportados para o Hospital Senhora da Oliveira.
O incidente ocorreu por volta das 22 horas e, ao que o JN conseguiu apurar, uma das pessoas tinha ferimentos com alguma gravidade.
Entretanto, o vereador César Machado, garantiu que “existe um processo urgente na Câmara Municipal de Guimarães para averiguações das condições do edifício”, onde fica o Café Milenário.
Trata-se de um café histórico da cidade, situado no rés-do-chão de um edifício, cujos primeiro e segundo andares se encontravam desabitados.
Segundo o vereador César Machado, o motivo da queda do tecto foi a infiltração excessiva de água.
A mesma fonte assegurou ao JN que a Câmara Municipal tinha, muito recentemente, imposto “a realização de obras, de forma prioritária, no edifício”. Contudo, com as chuvas que têm caído, a infiltração de águas causou o acidente antes mesmo que os proprietários pudessem actuar.
O edifício do Café Milenário é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e de um privado.
Fonte: Jornal de Notícias
O incidente ocorreu por volta das 22 horas e, ao que o JN conseguiu apurar, uma das pessoas tinha ferimentos com alguma gravidade.
Entretanto, o vereador César Machado, garantiu que “existe um processo urgente na Câmara Municipal de Guimarães para averiguações das condições do edifício”, onde fica o Café Milenário.
Trata-se de um café histórico da cidade, situado no rés-do-chão de um edifício, cujos primeiro e segundo andares se encontravam desabitados.
Segundo o vereador César Machado, o motivo da queda do tecto foi a infiltração excessiva de água.
A mesma fonte assegurou ao JN que a Câmara Municipal tinha, muito recentemente, imposto “a realização de obras, de forma prioritária, no edifício”. Contudo, com as chuvas que têm caído, a infiltração de águas causou o acidente antes mesmo que os proprietários pudessem actuar.
O edifício do Café Milenário é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e de um privado.
Fonte: Jornal de Notícias
sábado, 2 de janeiro de 2010
Toneladas de polvos mortos dão à costa em Valadares

Polvos mortos de vários tamanhos e algumas tainhas estão a dar à costa, desde manhã, entre a praia de Valadares, frente ao antigo sanatório, e o paredão de Canide-Sul, em Vila Nova de Gaia.
A Polícia Marítima e a Capitania do Porto do Douro alertam a população para que não consumam moluscos ou peixes até que se apuram os motivos para tal mortandade.
A Polícia Marítima e a Capitania do Porto do Douro alertam a população para que não consumam moluscos ou peixes até que se apuram os motivos para tal mortandade.
Fonte daquela Polícia, que estava na praia após um alerta para um pé humano com uma bota encontrado em Valadares, disse ao JN que tudo aponta para uma descarga poluente, com metais pesados.
Porém, de acordo com os resultados preliminares da autópsia já efectuada pelo Parque Biológico de Gaia, “não há nenhuma razão de carácter agressivo que justifique a morte dos polvos”, adiantou ao JN o vice-presidente da Autarquia, Marco António Costa.. “Se fosse algum foco de poluição, todos os peixes teriam sido afectados”, acrescentou.
Na origem do fenómeno poderão estar alterações das condições biológicas do mar, resultante da agitação verificada nos últimos dias. A Autarquia já enviou para o Instituto Nacional de Veterinária amostras das espécies encontradas mortas em 1,5 quilómetros de costa para um estudo mais detalhado.
Moradores garantem que se trata de “algo nunca visto”.
Visite a fonte da informação aqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)