domingo, 31 de janeiro de 2010

Presidente haitiano vaiado frente ao palácio presidencial

O presidente haitiano, René Préval, foi vaiado sábado durante uma manifestação espontânea de várias centenas de pessoas, quando foi visto pela primeira vez desde o sismo, enquanto visitava as ruínas do Palácio presidencial em Port-au-Prince.

"Préval não fez nada por nós desde o sismo!", "Préval não fala às pessoas", "Aristide deve regressar", gritaram os jovens junto à vedação do Palácio nacional, que à sua frente tem um campo de refugiados desde o sismo de 12 de Janeiro.

"Somos todos sinistrados, nos nossos bairros não recebemos ajuda desde o sismo", protestaram os manifestantes, que criticam o presidente René Préval "pelo seu despeito pelas pessoas".


O presidente haitiano, que muito raramente apareceu em público desde a catástrofe de 12 de Janeiro, aproximou-se da vedação que cerca o Palácio presidencial em ruínas para falar à multidão agressiva.

"Préval deve pôr os jovens a trabalhar. Se não trabalharmos, o que vamos fazer? Devemos roubar?", perguntou Herbie, de 20 anos, que se apresentou ao presidente como uma das vítimas da catástrofe.

John Bernis, outro manifestante em cólera, desejou que o presidente "faça baixar os preços dos produtos de primeira necessidade porque a ajuda não é eterna".

Outros manifestantes agitaram cartazes com fotografias de Jean-Bertrand Aristide, desejando o regresso do antigo presidente no exílio na África do Sul desde 2004, considerando que sob o seu governo "o povo era melhor servido".

Fonte: Jornal de Notícias

Dez americanos detidos quando tentavam sair do Haiti com 33 crianças

Um grupo de 10 cidadãos americanos da igreja baptista encontra-se detido em Port-au-Prince, capital do Haiti, quando tentava sair do país com 33 crianças.

O grupo, a maioria do estado norte-americano de Idaho, foi detido na noite sexta-feira quando viajava num autocarro com crianças haitianas com idades entre os dois meses e os 12 anos, sem documentos de adopção, indicou o ministro das Comunicações do Haiti, Marie-Laurence Jocelyn Lassegue.

O grupo alegou que ia levar as crianças para um orfanato na fronteira com a República Dominicana, onde se concentra grande número de refugiados haitianos depois do sismo que devastou o país em 12 de Janeiro.

"Com este caos, estamos a fazer a coisa certa", afirmou a porta-voz do grupo, Laura Silsby, citada pela agência Associated Press, nas instalações da polícia em Port-au-Prince, onde os americanos permanecerão até segunda-feira, dia em que serão presentes a um juiz.

O plano consistia em juntar até 100 crianças e levá-las de autocarro para um hotel em Cabarete, uma estância balnear na República Dominicana, que o grupo estava a transformar num orfanato, segundo a porta-voz do grupo.

Laura Silsby disse que o grupo, que incluía cidadãos dos estados do Texas e do Kansas, tinha a melhor das intenções e não pagou para levar as crianças, que afirmou terem sido indicadas pelo pastor haitiano Jean Sanbil.

A porta-voz do grupo explicou ainda que as crianças tinham sido entregues ao pastor haitiano por familiares afastados e que os únicos que seriam indicados para adopção seriam aqueles que não tivessem familiares que pudessem cuidar deles.

Questionada sobre se não considerava ingénuo atravessar a fronteira do país sem documentos de adopção numa altura em que os haitianos estão preocupados com o tráfico de crianças, Laura Silsby respondeu: "De modo algum. É exactamente isso que estamos a tenta combater".

O ministro dos Assuntos Sociais e do Trabalho, Yves Cristallin disse que o grupo de cidadãos americanos é suspeito de participar num esquema de adopção ilegal.

Numerosas crianças foram adoptadas desde o tremor de terra que devastou o Haiti e fez cerca de 170.000 mortos.

A UNICEF e outras Organizações Não Governamentais (OMG) têm vindo a registar crianças que podem ter sido separadas dos pais.

O Haiti impôs novas formas de controlo sobre as adopções desde o sismo, que deixou milhares de crianças sem pais ou separadas das suas famílias.

O governo exige agora que seja o primeiro-ministro, Max Bellerive, a autorizar pessoalmente a saída de qualquer criança, como forma de prevenir o tráfico.

Fonte: Jornal de Notícias

sábado, 30 de janeiro de 2010

FC Porto vence Nacional na Madeira (4-0)

Mesmo sem Bruno Alves, Raul Meireles, Hulk e Sapunaru, o FC Porto não teve grandes dificuldades em vencer o Nacional da Madeira por 4-0.

O jogo fcou marcado pela expulsão do estreante Alex Bruno, bem como pelo 1º golo dos portistas, fruto de uma grande penalidade.

Com a arbitragem de Carlos Xistra (AF Castelo Branco), as equipas alinharam:

Nacional: Bracali; patacas, Felipe Lopes, Alex Bruno e Nuno Pinto; Luís Alberto, Cléber, Pecnik (Edgar Costa, 41 m) e Leandro Salino; João Aurélio (Anselmo, 55 m) e Edgar Silva (Diego Barcelos, 51 m).

Suplentes: Douglas, Tomasevic, Pacheco, Edgar Costa, Juliano, Diego Barcelos e Anselmo.

FC Porto: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Belluschi, Fernando (Tomas Costa, 71 m) e Ruben Micael; Varela, Falcao (Orlando Sá, 77 m) e Rodriguez (Mariano, 19 m).

Suplentes: Nuno, Nuno André Coelho, Miguel Lopes, Guarín, Tomás Costa, Mariano e Orlando Sá.


Marcadores: 0-1 por Varela (30 m, de g.p.); 0-2 por Falcão (44 m), 0-3 por Falcao (61 m); 0-4 por Varela (85 m).


Disciplina: cartão amarelo a Alex Bruno (9 e 29 m), Nuno Pinto (51 m), Mariano (53 m), Fernando (69 m), Luís Alberto (75 m), Patacas (77 m); cartão vermelho por acumulação a Alex Bruno (29 m).

Benfica vs Guimarães - Online

O jogo ente o Benfica e o V. Guimarães, a contar para a 17ª jornada da Liga Sagres, pode ser visto através da Sport Tv1, ou então Online, e para isso, siga o link abaixo mencionado:

Transmissão agendada para as 19:15


Link: Benfica vs Vitoria Guimarães

Site localiza capítulos da Bíblia geograficamente

O site “BibleMap.org” é o primeiro a localizar todos os capítulos da Bíblia geograficamente.

Basta digitar o capítulo desejado e, através de um aplicativo do Google Maps, ele identificará a exata localização em que se passou a história, além de disponibilizar o capítulo em inglês.

A página foi desenvolvida por funcionários do “HeLives.com”, um site religioso. Segundo a descrição do “BibleMap”, “[...]a motivação para criar o site foi simples: criar um ‘atlas’ gratuito da Bíblia com o Google Maps.

Nós esperamos que a página seja uma benção para você e o ajude a deixar o livro da Bíblia mais vivo em sua vida”.

Visite a fonte da informação clicando aqui

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Tecnológicas deprimem praças norte-americanas

Os principais índices bolsistas dos Estados Unidos encerraram em baixa, com os resultados desapontadores de algumas empresas tecnológicas a ofuscarem os bons dados macroeconómicos do país, uma vez que o PIB registou a maior subida em seis anos.

As bolsas tinham aberto em alta, essencialmente impulsionadas pelos bons dados do PIB norte-americano no quarto trimestre de 2009. A contribuir esteve também o dado relativo à confiança dos consumidores norte-americanos, que aumentou em Janeiro, pelo segundo mês consecutivo e mais do que o esperado, uma vez que a expansão económica levou as empresas a limitarem a redução de postos de trabalho.

No entanto, a tendência da abertura rapidamente se inverteu e Wall Street entrou em terreno negativo, não tendo conseguido recuperar.

O índice industrial Dow Jones fechou a ceder 0,52%, fixando-se nos 10.067,33 pontos.

O S&P 500 perdeu 0,99%, para se estabelecer nos 1.073,82 pontos. Ontem, o Standard & Poor’s tinha descido para perto de mínimos de três meses, depois de a Qualcomm ter revisto em baixa as suas previsões de vendas e de se ter intensificado a especulação de que a Grécia poderá não ser capaz de financiar o seu défice orçamental.

Por seu turno, o índice tecnológico Nasdaq terminou a valer 2.147,35 pontos, marcando um decréscimo de 1,45%.

A Microsoft, que chegou a estar a subir depois de anunciar que o seu “software” Windows 7 estimulou as vendas e lucros da empresa, acabou por liderar a queda das tecnológicas. Este foi o grupo que mais afundou de entre os 10 grupos do S&P500. A Microsoft foi penalizada por declarações do seu CEO, Peter Klein, que disse que a empresa está ainda à espera de observar uma verdadeira retoma do consumo do seu “software”.

A SanDisk, maior fabricante de cartões de memória flash, afundou 13% depois de divulgar um volume de negócios que ficou aquém das previsões dos analistas.

A Amazon.com, que estava animada na abertura da sessão pelo anúncio de que o seu volume de negócios trimestral poderá aumentar, acabou por ser contagiada pela pressão baixista e também encerrou no vermelho.

O Departamento norte-americano do Comércio anunciou hoje que a economia dos EUA cresceu 5,7% no passado trimestre, contra uma expansão de 4,7% estimada pelos economistas inquiridos pela Bloomberg.

Visite a fonte da informação clicando aqui

A traição de John Terry

A mulher de Wayne Bridge, Vanessa Perroncel, foi amante de John Terry, capitão do Chelsea e antigo colega de Bridge no clube londrino.

A vida privada dos dois jogadores corre nos jornais ingleses, porque um tribunal permitiu a divulgação da infidelidade do central e da mulher de Bridge (ou melhor, ex, uma vez que se separaram em Dezembro).

O juíz levantou a proibição de publicar este episódio por achar que o direito à informação prevalece sobre a privacidade das pessoas envolvidas.

A decisão do tribunal surge após o interesse mediático e a possibilidade do "affair" sair num jornal. A publicação argumentou que divulgar os detalhes do relacionamento de Terry com Perroncel era de interesse público, uma vez que poderiam afectar a concentração da selecção inglesa e consequentemente a participação no Mundial na África do Sul.Tanto Terry como Bridge são convocados habitualmente por Fabio Capello, seleccionador da Inglaterra.

Ambos foram colegas no Chelsea até Janeiro de 2009, data em que Bridge foi para o Manchester City por empréstimo. Os futebolistas eram praticamente vizinhos em Oxshott, condado de Surrey.

Visite a fonte da informação clicando aqui

Gripe A H1N1: OMS confirma retrocesso da doença na maior parte do mundo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou hoje que a pandemia de gripe A retrocedeu na maior parte dos países e que foram superados os níveis máximos de transmissão na Europa e na América do Norte.

Também foi superado o nível mais alto de propagação do vírus H1N1 no Norte de África e na Ásia, acrescentou a OMS.

Segundo um relatório publicado hoje pelo organismo, a pandemia causou a morte de 14.711 pessoas desde Abril passado, quando os primeiros casos foram detectados.

Visite a fonte da informação clicando aqui

Optimus com "roaming" de dados em Angola

A Optimus fechou o acordo com a Unitel para a disponibilização aos seus clientes de "roaming" de dados em Angola, anunciou hoje a operadora da Sonaecom.

Em comunicado, a Optimus anuncia o acordo com a Unitel, operadora móvel angolana participada pela Portugal Telecom.

"A partir de hoje os clientes da Optimus passam a ser os primeiros do mundo a poder aceder à Internet em roaming em Angola, quer através do telemóvel, quer através das placas Kanguru", diz a empresa em comunicado.

O acordo é para o sistema GPRS (segunda geração e meia).

Com este acordo, a Optimus passou a ter mais de 150 países com serviço de roaming de dados.

Visite a fonte da informação aqui

Camargo Corrêa retira proposta de fusão à Cimpor

A Camargo Corrêa anunciou esta tarde que decidiu retirar a proposta de fusão, preliminar e não vinculativa, que apresentou a 13 de Janeiro à Cimpor. A decisão da empresa brasileira surge depois de a CMVM ter obrigado a Camargo a tomar esta decisão ou lançar uma OPA concorrente.

Apesar da desistência, a empresa brasileira diz que quer ser parte integrante da solução que venha a ser encontrada.

O prazo de 10 dias dado pela CMVM terminava hoje e a Camargo anunciou assim a retirada da sua proposta. Se avançasse com uma oferta pública de aquisição concorrente à da Companhia Siderúrgia Nacional, esta teria de ser pelo menos 2% superior aos 5,75 euros oferecidos pela CSN, ou seja, de 5,865 euros por acção.

“A Camargo Corrêa justifica esta decisão por entender que, nalguns sectores, a manutenção daquela proposta de fusão constituiria um elemento tido por perturbador dos processos em curso, facto que segundo a mesma contraria os pressupostos do seu projecto e do modelo de intervenção adoptado pela Camargo Corrêa nos mercados internacionais em que actua”, salienta o comunicado emitido pela Cimpor.

Na mesma carta, a Camargo Corrêa mostra-se convicta de que “os altos interesses da Cimpor e dos seus accionistas prevalecerão na busca de soluções de crescimento e afirmação do grupo Cimpor”, manifestando a sua vontade de “envidar todos os esforços para, neste quadro, ser parte integrante da solução que venha a ser encontrada”.

Recorde-se que a brasileira CSN lançou a 18 de Dezembro uma OPA sobre a Cimpor no valor de 3,86 mil milhões de euros (5,75 euros por acção). A cimenteira liderada por Bayão Horta rejeitou a 8 de Janeiro esta oferta de compra, por a considerar “significativamente” subavaliada, e a brasileira Camargo Corrêa fez uma proposta alternativa cinco dias depois, visando uma fusão com a Cimpor.

No entanto, a CMVM disse que a Camargo teria de lançar uma OPA concorrente à da CSN ou então abandonar a proposta. Isto porque a CSN considerou que a Camargo estava a tentar obter o controlo da Cimpor sem lançar uma OPA e solicitou uma intervenção da entidade reguladora.

A Votorantim, por seu lado, afastou oficialmente a intenção de lançar uma oferta de compra sobre a cimenteira portuguesa mas continua atenta aos desenvolvimentos.

Na semana passada, o presidente da Caixa Geral de Depósitos defendeu que a Cimpor deveria fazer uma "aliança estratégica", em vez da cedência do controlo. Desta forma conseguir-se-ia "manter o centro de decisão da Cimpor em mãos nacionais", salientou Faria de Oliveira.

A proposta da Camargo era de uma fusão da sua unidade de cimentos com a Cimpor e a distribuição de um dividendo extraordinário aos accionistas de 350 milhões de euros, ficando a empresa brasileira com menos de 50% do capital.


Visite a fonte da informação aqui