quarta-feira, 10 de março de 2010

Recomeça campanha de vacinação contra meningite na Bahia

A campanha de vacinação de crianças contra meningite recomeçou nesta quarta-feira na Bahia. As doses tinham esgotado nos postos de saúde por causa da grande procura. Em todo o Estado a doença já causou oito mortes.

A inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro, pode ser causada por vírus ou bactérias e está relacionada ao contato pessoal em ambientes fechados e também à higiene.

No início de fevereiro o Governo do Estado começou a aplicar as vacinas contra meningite em crianças menores de cinco anos. A procura foi tão grande que as doses acabaram em alguns postos de saúde, mas ontem as unidades receberam 540 mil novas doses da vacina.


Visite a fonte da informação clicando aqui

ParadisePoker Tour está de partida para Madrid

A ParadisePoker tem o prazer de anunciar o ParadisePoker Tour, uma série de eventos ao vivo pela Europa, em 2009 e 2010. Após os primeiros dois torneios, em Londres e em Praga, o ParadisePoker Tour continua para o sul da Europa, na moderna cidade de Madrid. A terceira etapa do ParadisePoker Tour terá lugar no Casino Gran Madrid a 8 e 9 de Maio de 2010. Depois de Madrid o evento segue para a etapa final em Sunny Beach, na Bulgária.

Como posso participar?

Já está disponível a qualificação online para o evento de Madrid. Ganhe o seu lugar no tour desde €1,10 e terá a possibilidade de levar para casa uma parte do conjunto de prémios garantido de €100 000. Se não tiver sorte e não conseguir ganhar o seu lugar online, há a possibilidade de buy-in directo ou de participar nos satélites ao vivo.

Os satélites online decorrerão todos os dias, atribuindo pacotes de prémios de €1100 para o evento. Há um total de 63 pacotes de prémios garantidos nas qualificações online! Cada pacote de prémios inclui o seguinte:

* Entrada para o evento principal de €500 + €50
* €550 em dinheiro, para despesas de viagem e alojamento
* Jantar buffet

Nota Ed: Registe-se já na Paradise Poker e ao efectuar o download através dos nossos links recebe ainda um bónus de primeiro depósito de 200% até €1,000, ao utilizar o código de bónus PNEWS1000.


Fonte: pt.pokernews.com

Liga dos Campeões: Lyon elimina Real Madrid no Santiago Bernabéu

O Real Madrid foi hoje, quarta-feira, eliminado da Liga dos Campeões de futebol pelo Lyon, que foi à capital espanhola empatar 1-1, depois ter vencido o encontro da primeira mão dos oitavos de final por 1-0.

No Estádio Santiago Bernabéu, palco da final da prova desta época, o português Cristiano Ronaldo deu vantagem ao Real Madrid e empatou a eliminatória, aos seis minutos, mas Pjanic refez a igualdade no jogo e colocou os franceses nos "quartos", com um golo aos 75.

Manchester United no quartos-de-final

Em Old Trafford, o Manchester United, campeão inglês, confirmou a passagem à próxima ronda com uma goleada sobre o AC Milan por 4-0, depois de já ter ganho o primeiro jogo, em Itália, por 3-2.

Wayne Rooney, com um "bis" aos 13 e 46 minutos, Park, aos 58, e Fletcher, aos 88, construíram a goleada dos "red devils", num encontro que ficou marcado pelo regresso de David Beckham a Old Trafford.

Na terça feira, o FC Porto foi eliminado pelo Arsenal após um goleada por 5-0 em Londres e o Bayern Munique garantiu a continuidade na "Champions", apesar do desaire por 3-2 no campo da Fiorentina, beneficiando da regra dos golos marcados fora.

Os oitavos de final completam-se na próxima semana, com os jogos Sevilha-CSKA Moscovo (1-1 na primeira mão), Chelsea-Inter de Milão (1-2), Bordéus-Olympiacos (1-0) e FC Barcelona-Estugarda (1-1).


Visite a fonte da informação aqui

Mota Amaral vai presidir comissão de inquérito sobre actuação do Governo no negócio da TVI

O deputado do PSD Mota Amaral vai presidir à comissão de inquérito sobre a actuação do Governo no negócio da TVI, anunciou hoje o líder parlamentar social-democrata, Aguiar Branco, destacando a isenção e independência do deputado.

"É um nome que mostra a importância que esta comissão tem. O dr. Mota Amaral é conhecido pela forma elevada, isenta e independente como exerce as suas funções", afirmou José Pedro Aguiar Branco.

Em declarações aos jornalistas à entrada para a conferência de líderes extraordinária, Aguiar Branco disse ainda que, com a indicação de Mota Amaral, o PSD pretende mostrar "a importância e a dignidade" que o partido dá à comissão de inquérito.

A conferência de líderes extraordinária foi convocada pelo presidente da Assembleia da República para definir a presidência, a data da posse e a composição da comissão de inquérito.

A proposta para a realização de uma comissão de inquérito parlamentar à actuação do Governo no negócio da TVI foi entregue na semana passada na Assembleia da República, subscrita por 39 deputados do PSD e 16 do BE.

A comissão de inquérito terá por objecto "apurar se o Governo, directa ou indirectamente, interveio na operação conducente à compra da TVI e, se o fez, de que modo e com que objectivos" e "apurar se o senhor primeiro ministro faltou à verdade ao Parlamento, na sessão plenária de 24 de Junho de 2009", quando disse desconhecer este negócio.


Visite a fonte da informação aqui

Criança morre ao confundir arma com comando de consola

As autoridades afirmam que a arma real impossível de distinguir da arma brinquedo aos olhos de uma criança de três anos.


O incidente aconteceu no passado domingo, no condado de Wilson, Tenesse, nos EUA, quando Cheyenne Alexis McKeehan, três anos, disparou uma semi-automática contra o próprio estômago, pensando que a arma era a da consola de jogos Wii, da Nintendo.


Cheyenne ainda foi transportada para o hospital, mas os médicos declararam-na morta à chegada.

Segundo o Daily Mail, o padrasto da criança, David Cronberger, declarou que a arma estava sempre guardada num armário, mas que a usara na noite anterior ao sucedido para inspeccionar o jardim em busca de um suposto ladrão. A pistola foi depois deixada em cima da mesa da sala.

Segundo o Daily Mail, o padrasto da criança, David Cronberger, declarou que a arma estava sempre guardada num armário, mas que a usara na noite anterior ao sucedido para inspeccionar o jardim em busca de um suposto ladrão. A pistola foi depois deixada em cima da mesa da sala.

De acordo com Terry Ashe, xerife do condado,"não há qualquer hipótese de uma criança de três anos conseguir distinguir a arma-brinquedo da arma real", dadas as grandes semelhanças entre as duas.

O caso está a ser investigado como "morte acidental", embora a polícia ainda não tenha decidido se vai acusar formalmente os pais pela morte de Cheyenne.


Visite a fonte da informação clicando
aqui

Bolsas europeias em máximos de sete semanas impulsionadas pela banca

As bolsas europeias apreciaram para máximos de sete semanas, impulsionadas pelo sector da banca. O nível de optimismo dos investidores aumentou, estimulado pela expectativa de que a crise na Grécia esteja controlada.

A banca foi o sector que mais impulsionou, com por exemplo o ICAP, o maior corrector de transacções entre bancos, a subir para máximos de um mês.

O Alpha Bank foi dos que mais contribuiu para a subida da bolsa grega, com um ganho de 6,18% para 7,56 euros. Esta tendência foi sustentada pelas declarações de Romano Prodi, antigo presidente da Comissão Europeia, ao dizer que a crise na Grécia “acabou”.

“Não vejo qualquer outro caso na Europa. Penso que não há qualquer razão para se pensar que a Zona Euro colapse ou sofra por causa da Grécia”, acrescentou.

O índice grego, valorizou 3,14% para 1.071,19 pontos, sendo que esta é a sua maior subida desde o início do mês.

Os sinais de que não há perigo de contágio da Grécia a outros países da Zona Euro, contribuíram para que a confiança dos investidores subisse este mês, segundo a Bloomberg. O primeiro-ministro grego, George Papandreou, afirmou que Barack Obama expressou apoio às medidas de combate à crise grega, que lhe apresentou ontem na sua primeira visita oficial aos Estados Unidos.

Entre os índices bolsistas europeus, o espanhol IBEX foi o que mais se destacou, tendo valorizado 1,07% para 1.1121,00 pontos, com o Banco Santander a apreciar 1,45% para 10,48 euros.

O francês CAC-40 apreciou 0,86% para 3.943,55 pontos. O inglês FTSE ganhou 0,68% para 5.640,57 pontos. O DAX subiu 0,86% para 5.936,72 pontos e o índice holandês, AEX valorizou 0,55% para 340,97 pontos.


Fonte: Jornal de Negócios

terça-feira, 9 de março de 2010

Reativação da Telebrás ainda é maior polêmica do plano de banda larga

A reativação da Telebrás com a possibilidade de oferta do serviço de banda larga no varejo foi o principal ponto de polêmica na audiência pública sobre o Plano Nacional de Banda Larga, realizada hoje na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), presidente da comissão, questionou a necessidade de mudança no modelo de telecomunicações do país, implantado pela privatização, que, em sua opinião, deu certo.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, argumentou que o modelo atual não deu certo no caso da banda larga. “Há uma demanda brutal que não está sendo atendida”, disse. Ele ressaltou que o governo tem ativos – os 23 mil km de fibras ópticas das elétricas – e que precisam ser utilizados na massificação da banda larga e que é necessária a existência de uma empresa para gerir essa rede de infraestrutura. “Os estudos apontam que a reativação da Telebrás é mais fácil e melhor, disse.

Martins disse, entretanto, que a decisão pela reativação da Telebrás ainda depende da posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E revelou que a intenção inicial é de usar a infraestrutura pública basicamente como instrumento de regulação, ofertando capacidade no atacado. Mas entende que o governo não pode abandonar a possibilidade de levar a última milha aonde não houver interesse da iniciativa privada. “O governo precisa ter o instrumento para ir lá”, disse.

Problema de demanda

O presidente da Abrafix (Associação Brasileira de Concessionárias do Serviço
Telefônico Fixo Comutado), José Fernandes Pauletti,disse que a reativação da Telebrás só se justificaria quando as empresas se recusarem a atender determinadas localidades. “Mas esse limite deve ficar claro, além de a empresa ser submetida às mesmas obrigações tributárias que as outras empresas”, defendeu. Ele quer também que o governo garanta a realização de licitação toda vez que precisar comprar serviço de telefonia.

Pauletti reconheceu que os preços da banda larga no Brasil são altos e as velocidades, baixas. Mas acredita que os preços não vão cair se o governo não atacar o problema tributário. Segundo ele, o país é o segundo no mundo em maior carga de impostos para serviços de telecom, com a média de 43,9%, abaixo apenas da Turquia, que tem média de 44%. Além disso, avalia que o problema do país não é de oferta de serviço, mas de demanda que, em sua opinião, pode ser acertado com subsídio.

Já o presidente da TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), Luiz Cuza, o importante é que a Telebrás ou a empresa que venha gerir a infraestrutura pública, promova o acesso isonômico da rede. “O Brasil precisa implantar os instrumentos regulatórios que garantam a competição, como o unbundling e a separação funcional das redes”, disse. Ele destacou que, nos países onde essas medidas foram implantadas, os serviços de telecom, inclusive de banda larga, são melhores e mais baratos.

O conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, não vê nenhum impedimento legal para a reativação da Telebrás. Segundo ele, a agência já autorizou diversas empresas estatais, inclusive de estados e municípios, a ofertarem diretamente o Serviço de Comunicação Multimídia.

O coordenador dos programas de Inclusão Digital da Presidência da República, Cezar
Alvarez, lamentou que a reativação da Telebrás sirva para alimentar “falsa polêmica”. “Não se trata de reconstruir uma holding com 26 subsidiárias, mas de reativar uma empresa para gerir a rede”, disse.


Visite a fonte da informação aqui

segunda-feira, 8 de março de 2010

Racismo: Brasileiros mais discriminados

Em 2009, 77 pessoas queixaram-se por diferenciação. Colóquio começa hoje a debater o que é a xenofobia

Os brasileiros são os imigrantes que mais se queixaram de discriminação racial no ano passado. Não é a cor da pele ou a etnia que estão em causa, mas o facto de serem estrangeiros em Portugal. E sobre quem se criam estereótipos. É racismo? Xenofobia? Nacionalismo? Estas questões vão estar em debate hoje e amanhã no Instituto de Ciências Sociais. E o DN foi perguntar a ciganos, africanos, asiáticos e sul-americanos: "Afinal o que é o racismo?"

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) recebeu 77 reclamações em 2009 de pessoas que se sentiram discriminadas, mais três que no ano anterior. E uma em cada três é de nacionalidade brasilei- ra. O segundo grupo a queixar-se é o de origem africana (13), seguindo-se os de etnia cigana (cinco). Em 72 casos, a comissão enten- deu que havia razão para protestar, mas só 23 foram objecto de multa.

É a forma como são tratados nos estabelecimentos comerciais que levou a um maior número de contra-ordenações, seguindo-se as escolas, as unidades de saúde, os transportes públicos e a habitação.

Um dos processos já terminados e que levou à condenação é o de um professor de Educação Musical. O aluno de origem africana entendeu que o docente utilizava uma linguagem racista. O caso deu entrada em 2008, mas só foi concluído no ano passado.

Muitas das situações foram denunciadas pela Unidade de Apoio à Vítima Imigrante e de Discriminação Racial ou Étnica (UAVIDRE). Receberam 377 denúncias de discriminação, mas apenas 313 se enquadravam na temática.

A grande parte das vítimas são mulheres (87%), com idades entre os 11 e os 35 anos. A maioria é casada e tem filhos, sendo que uma em cada quatro é de nacionalidade brasileira. A cabo-verdiana é a segunda nacionalidade mais queixosa, constituindo 7% das vítimas.

A elevada percentagem de bra-sileiros pode ser explicada pelo facto de ser a comunidade com maior expressão numérica no País (106 961), mas os ucranianos estão em segundo (52 494) e representam apenas 3,8% das queixas.

Aqueles são casos práticos e que levam à discussão sobre o que é o racismo e "se a vinculação ao termo 'raça' é suficiente para entendermos o fenómeno?", questionam os organizadores do colóquio.
Fonte: DN

Infografia: Crescimento de Portugal entre 2011 e 2013 é o mais baixo da Zona Euro

A taxa de crescimento do PIB português de 2011 até 2013 é a mais baixa da zona euro, que inclui os principais parceiros comerciais comunitários de Portugal, entre os quais Espanha, Alemanha e França.

De acordo com o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) apresentado hoje pelo Governo aos partidos políticos e parceiros sociais, o Executivo prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,9 por cento em 2011, o que representa metade dos 1,8 por cento previstos pela Espanha num documento semelhante enviado à Comissão.

No topo da lista do crescimento do PIB em 2011 está a Irlanda (3,3 por cento), seguido do Reino Unido (entre 3,25 e 3,75 por cento), França e Eslovénia (2,5 por cento), Finlândia (2,4 por cento) e Alemanha (2 por cento).

Em 2012, as diferenças no crescimento agravam-se. Portugal prevê um crescimento da riqueza nacional de 1,3 por cento, mas a Espanha prevê 2,9 por cento, a Irlanda 4,5 por cento, a Eslovénia 3,7 por cento, a Finlândia 3,5 por cento e o Reino Unido entre 3,25 e 3,75 por cento.

Já no que toca à dívida pública, Portugal apresenta a quarta maior dívida pública bruta da lista em 2011 (com 88,9 por cento do PIB), atrás apenas da Grécia (120,6 por cento), da Itália (116,5 por cento) e da Bélgica (101,4 por cento). A partir de 2012, o Reino Unido (que por não estar na zona euro não arrisca sanções por parte da comissão) passa a ter uma dívida pública superior à portuguesa.

Já a Espanha mantém os níveis de dívida pública próximos dos 74 por cento.

Fonte: Jornal de Negócios

Merkel apoia criação de Fundo Monetário Europeu

A chanceler alemã qualificou hoje de “interessante” a ideia de se criar um Fundo Monetário Europeu (FME), capaz de apoiar técnica e financeiramente os países da União Europeia que enfrentam dificuldades em captar financiamento. Angela Merkel mostrou-se igualmente menos fechada em relação à possibilidade de envolver a Alemanha num plano de auxílio à Grécia.

"Penso que é interessante, que é uma boa ideia”, disse, depois de questionada sobre a criação de um Fundo europeu. “Sem mudar os Tratados, não é possível”. Mas, acrescentou, “ o tratado da UE não é o fim da história”. “Se o fosse, estaríamos num sistema estático. Não quero isso: quero que a Europa seja capaz de responder a novas situações”.

A chanceler recusou-se porém a especular sobre quando será lançada essa discussão e, menos ainda, sobre como funcionará um Fundo que, à partida, será montado em moldes semelhantes aos do Fundo Monetário Internacional, mas orientado para os países que, pertencendo ao euro, não dispõem de autonomia cambial nem monetária para se ajustar a choques assimétricos.
A ser assim, o objectivo central de um FME seria o de prevenir novas situações de instabilidade na Zona do Euro, geradas pelo excessivo endividamento de alguns países, como está a suceder por causa da Grécia.

Já neste fim-de-semana, o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, revelara simpatia por este projecto, argumentando que, em prol da estabilidade do euro, “precisamos de uma instituição que tenha a experiência do FMI e poderes de intervenção semelhantes".

Quanto à Grécia, Merkel mostrou-se hoje muito menos fechada, ao admitir a possibilidade de um plano europeu de resgate, mas apenas numa “situação de emergência”. “Não posso dizer nunca, mas a situação não está nas nossas mãos”, sublinhou, acrescentando que “felizmente” a Grécia está a encontrar compradores para a sua dívida pública, ainda que sendo obrigada a pagar taxas de retorno elevadas.

Fonte: Jornal de Negócios