terça-feira, 30 de março de 2010

UFPB terá cota de 25% das vagas para alunos de escolas públicas

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB aprovou, por 20 votos favoráveis, 2 contrários e 3 abstenções, a proposta de ações afirmativas correspondentes à reserva de vagas para acesso aos cursos de graduação da Universidade.

Pela proposta, a reserva de vagas se destina aos estudantes que cursaram todo o ensino médio e pelo menos três séries do ensino fundamental em escolas públicas, obedecendo a seguinte escala: 25% das vagas de todos os cursos para 2011; 30% das vagas de todos os cursos para 2012; 35% das vagas de todos os cursos para 2013; 40% das vagas de todos os cursos para 2014.

As cotas têm primeiro, recorte social e, segundo, recorte étnico-racial, de modo que cada segmento - populações negra e indígena e portadores de deficiência - terá o percentual correspondente a sua representação no Estado da Paraíba, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A professora Yara Matos destacou ainda, que dentro do percentual destinado aos alunos de escolas públicas, haverá vagas destinadas exclusivamente a estudantes negros e indígenas. Mas o presidente da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), Francisco Izidoro, informou que vai acompanhar hoje a votação do Consepe no sentido de sensibilizar o conselho a incluir as pessoas com deficiência física no sistema de cotas.

Seminário

Essa proposta foi apresentada pelo reitor Rômulo Polari durante o seminário “Políticas de cotas na UFPB? Um debate necessário”, realizado em novembro passado com o apoio da Pró-reitoria de Graduação e da Comissão de Apoio à Gestão Reuni, como atividade dos projetos do Programa de Licenciatura (Prolicen): “Educação superior e ações afirmativas, análises e perspectivas”, do Departamento de História, e “Políticas de cotas na UFPB: concepções de professores e alunos”, do curso de Pedagogia.

O evento serviu para fomentar o debate sobre as políticas de ações afirmativas no ensino superior, visando à implementação de uma política de inserção social na UFPB.

Na abertura do seminário, o pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Wilson Roberto Mattos, proferiu conferência sobre as políticas de cotas no Nordeste, destacando os aspectos históricos e econômicos que justificam as políticas de ações afirmativas para segmentos historicamente excluídos, como ocorre com a população negra.

O reitor da UFPB, Rômulo Polari, e o procurador do Ministério Público Federal, Duciran Farena, participaram de uma mesa-redonda sobre o assunto, juntamente com o pró-reitor da Uneb, Wilson Roberto Mattos.

Em outra mesa-redonda, composta pelo pró-reitor de Graduação, Valdir Barbosa Bezerra, pela representante da Comissão do Reuni, Uyguaciara Castelo Branco e pelo pró-reitor da Uneb, Wilson Roberto Mattos, os gestores da UFPB se posicionaram favoráveis as cotas sociais, levando em consideração o pertencimento étnico-racial, face as desigualdades sociais existentes no Brasil. O professor Wilson Mattos apresentou a exitosa experiência de sete anos de políticas de cotas na graduação e na pós-graduação da Uneb.

Durante o seminário, ocorreram os Espaços de Diálogos com presença de estudantes, professores e demais interessados. Uma atividade cultural, com o Grupo de Cultura Negra Alebá Alafin.


Visite a fonte da informação aqui

Bancos brasileiros são os mais rentáveis de América Latina e EUA

Os bancos brasileiros são os mais rentáveis quando comparados aos bancos dos Estados Unidos e de toda a América Latina, de acordo com levantamento da Economatica. O Banco do Brasil lidera o ranking, com rentabilidade patrimonial de 34,74% em 2009. Em seguida estão Itaú Unibanco (24,19%) e Bradesco (23,82%). O banco americano mais rentável é o Goldman Sachs, com 19,82%, o quarto colocado na lista formada por 20 bancos.

Já quando o ranking é feito pela lucratividade, a liderança fica com os bancos americanos, que ocupam as quatro primeiras posições no ranking. O Goldman Sachs lidera, com ganho líquido de US$ 13,385 bilhões em 2009. O BB ocupa a quinta posição, com lucro de US$ 5,828 bilhões, seguido por Itaú Unibanco (US$ 5,781 bilhões) e Bradesco (US$ 4,602 bilhões). Outro banco a aparecer na lista é o Santander Brasil, na 12ª posição e resultado de US$ 1,037 bilhão. Em 2008, o mais lucrativo foi o J.P. Morgan, com US$ 5,6 bilhões. O BB apareceu na terceira colocação, com US$ 3 76 bilhões.

A Economatica considerou os bancos com ativos acima de US$ 100 bilhões para fazer o levantamento. Somente 20 bancos na América Latina e EUA têm ativos superiores a esse montante. O líder é o Bank of America (US$ 2,223 trilhões). O BB é o banco latino americano melhor classificado, com US$ 407 bilhões de ativos, na sétima colocação. O Itaú Unibanco fica na oitava colocação (US$ 349 bilhões) e o Bradesco aparece em nono lugar (US$ 291 bilhões). Em 2008, o Itaú Unibanco era o latino melhor posicionado, na oitava colocação (US$ 270 bilhões). O Banco do Brasil estava na décima primeira colocação com US$ 223 bilhões.

Para o cálculo do lucro dos bancos brasileiros, a Economatica considerou os balanços enviados para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e converteu para dólar usando a taxa (Ptax) de 31 de dezembro. Os bancos brasileiros são os únicos latinos a aparecer nos rankings, dominados por instituições americanas.

Fonte: JC ONLINE

Austrália anuncia "olho biônico" para devolver visão a cegos

O governo da Austrália apresentou nesta terça-feira (30) um protótipo de "olho biônico", cujos responsáveis esperam que seja capaz de devolver a visão a muitos cegos. Os responsáveis divulgam o projeto como "o maior marco" desde o desenvolvimento do alfabeto Braille.

A iniciativa, na qual Canberra investiu 42 milhões de dólares australianos (US$ 38,6 milhões), "pode ser um dos avanços médicos mais importantes de nossa geração", afirmou o primeiro-ministro, Kevin Rudd.

"O projeto do olho biônico permitirá à Austrália se manter na vanguarda desta linha de pesquisa e comercialização, e pode devolver a vista a milhares de pessoas no mundo todo", disse Rudd.

Segundo os cientistas australianos, a invenção se implanta parcialmente no globo ocular e foi projetada especialmente para pacientes que sofrem uma perda de visão degenerativa e hereditária causada por uma condição genética conhecida como retinitis pigmentosa.

Wireless

O "olho biônico" dispõe de uma pequena câmera, montada sobre um par de óculos, que captura imagens e as envia a um processador que pode ser guardado no bolso.

O dispositivo transmite um sinal de forma wireless (sem fio) à unidade dentro da retina, que estimula os neurônios vivos e ainda ativos dentro desta, mandando as imagens ao cérebro.

Os usuários do sistema não voltarão a ter vista perfeita, mas espera-se que sejam capazes de distinguir pontos de luz que o cérebro poderá transformar em imagens.

O pesquisador Anthony Burkitt, diretor da Bionic Vision Australia, que produziu o protótipo, disse que o aparelho poderá mudar as vidas das pessoas.

"Nós antecipamos que este implante na retina vai fornecer a usuários mobilidade e independência, e que futuras versões dele vão por fim permitir que se reconheça faces e ler textos em grande quantidade", disse ele.

O olho biônico está sob testes, para o primeiro implante em humanos em 2013.

Fonte: Folha Online

Mais de 700 presos foram condenados à morte em 2009

Dados da Amnistia Internacional apontam para 714 execuções e 2.000 condenações à morte em todo o mundo no ano passado.

O Iraque lidera a lista dos 18 países que aplicaram a pena capital em 2009, com 388 execuções conhecidas, seguido pelo Iraque (120) e pela Arábia Saudita (69).

Os números da China, Coreia do Norte e Malásia não são conhecidos, embora se saiba que os três países aplicaram a pena de morte.

Segundo a Amnistia Internacional, o Médio Oriente e o Norte de África são as regiões que registam maior número de execuções ‘per capita' em todo o mundo, através de métodos que incluem o enforcamento, a decapitação, o apedrejamento e a injecção letal.

Em relação às condenações à morte, é o Iraque quem ocupa o primeiro lugar com o número mais elevado, pelo menos 366, seguido pelo Paquistão (276) e pelo Egipto (269). Os EUA ocupam o sexto lugar da lista com 105 condenações conhecidas.

Visite aqui a fonte da informação

Operadoras devem 17 milhões à Youtsu pelos Magalhães

As quatro operadoras móveis que estão envolvidas projecto e-escolinhas, para fornecer portáteis aos alunos do primeiro ciclo, devem neste momento 17 milhões de euros, relativos ao portátil Magalhães, de um total de 86 milhões de euros, disse Luís Cabrita, presidente da Prológica e administrador do consórcio Youtsu.

Luís Cabrita, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Fundação para as Comunicações Móveis, detalhou que a TMN é o operador que tem a maior dívida à Youtsu, consorcio formado pela Prológica e pela JP Sá Couto.

“À Optimus, dos 11 milhões de euros a dívida é de 1,3 milhões de euros, à Vodafone dos 28 milhões de euros, a dívida é de 3,8 milhões de euros, à Zon dois 2,23 milhões, a dívida é de 260mil euros, à TMN dos 45 milhões de euros, falta 11 milhões de euros.

Acrescida a esta dívida, Luís Cabrita detalhou que a Youtsu teve encargos financeiros na ordem dos 888 mil euros.

Visite aqui a fonte da informação

Portugal aumenta emissão de dívida pública este ano para 24 mil milhões

O Governo aprovou o programa de financiamento da República Portuguesa deste ano, que prevê a emissão de entre 24 a 25 mil milhões de euros de dívida pública em 2010, o que compara com os 16 mil milhões de euros do ano passado.

Em comunicado, o Instituto de Gestão do Crédito Público salienta que a sua proposta, aprovada pela tutela, tem já em conta o financiamento realizado durante grande parte do primeiro trimestre do ano.

As necessidades de financiamento, que serão satisfeitas com recurso à emissão de dívida, ascendem entre 24 a 25 mil milhões de euros. Um valor que representa um aumento de 50% face aos 16 mil milhões de euros do ano passado e superam os 20 mil milhões de euros estimados pelo presidente do IGCP.

Em declarações ao "Financial Times", a 25 de Fevereiro, o presidente do IGCP estimava em 20 mil milhões de euros o valor das emissões de obrigações do tesouro (OT) a realizar pelo instituto que gere a dívida do Estado.

Agora, de acordo com o comunicado do IGCP, o montante de financiamento a ser satisfeito através da emissão bruta de OT situar-se-á entre 20 e 22 mil milhões de euros.

“O programa de financiamento visa assegurar o financiamento requerido pela execução orçamental, prosseguindo os objectivos de minimização dos custos da dívida numa perspectiva de longo prazo e a não exposição a riscos excessivos, através da implementação das estratégias definidas para a emissão de instrumentos de dívida pública, redução do saldo da dívida, minimização dos excedentes de tesouraria e limitação e controlo dos riscos, incluindo de refinanciamento, crédito e taxa de juro”, refere o comunicado.

O IGCP lembra que no mês de Fevereiro de 2010 foi já emitida uma nova série de OT, na maturidade dos 10 anos, prevendo-se a abertura de uma segunda nova série durante o segundo trimestre, com maturidade e data a ser oportunamente anunciada ao mercado.

Através de bilhetes do tesouro, instrumentos de dívida de prazo mais curto, o IGCP prevê emitir entre 1 e 2 mil milhões de euros, sendo que serão lançadas 8 novas linhas em 2010.


Fonte: Jornal de Negócios

Líder do maior fundo do mundo encontrado morto

Director-geral do Abu Dhabi Investment Authority estava desaparecido desde sexta-feira depois de um acidente.

O responsável pelo maior fundo soberano do mundo, Sheikh Ahmed bin Zayed al-Nahayan, foi resgatado sem vida de um lago em Marrocos, noticia a agência Reuters. O gestor, que fazia parte da família real do emirado de Abu Dhabi, tinha desaparecido na sexta-feira, na sequência de um acidente com uma aeronave.

Zayed al-Nahayan, de 41 anos, era o responsável pelo Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), fundo soberano com um poder de fogo estimado em cerca de 700 mil milhões de dólares para investir globalmente. Era um dos 30 homens mais poderosos do mundo, de acordo com a revista Forbes.

Os analistas esperam que o sucessor de Al-Nahayan, que trabalhou seis anos como analista no fundo antes de se tornar director-geral, seja outro membro da família real. "O ADIA é essencialmente uma custódia da riqueza de Abu Dhabi, que pertence à família no poder", explicou um especialista à Reuters.

Não é a primeira vez que a tragédia se abate sobre os dirigentes do emirado. Um dos irmãos de Al-Nahayan morreu em 2008 na sequência de um acidente com um helicóptero.

O ADIA, que investiu no Citigroup durante a crise financeira, teve um retorno anualizado de 6,5% nos últimos 20 anos.


Visite a fonte da informação aqui

segunda-feira, 29 de março de 2010

Tesouro americano anuncia venda ordenada de sua parte no Citigroup

Sem anunciar um calendário preciso para colocar no mercado os US$ 7,7 bilhões em ações que ainda possui, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos manifestou intenção de vender de "forma ordenada" sua participação no banco Citigroup, nesta segunda-feira, dia 29.

A transferência dos papéis da instituição financeira deve acontecer até o fim de 2010.


Fonte: eBand

Plano Nacional de Banda Larga fica fora da estreia do PAC 2

O anúncio da segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), feito nesta segunda-feira, não contemplou o Plano Nacional de Banda Larga. O governo federal havia alardeado que o projeto de universalização de internet em alta velocidade já estaria desenhado para o início do PAC 2, mas ainda há pendências.

Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, os custos do projeto ainda não foram definidos, assim como a reativação da Telebrás, o ponto mais polêmico do assunto. "Isso era pra ter sido feito em março e não conseguimos, por conta de agenda", disse.

"Nós estamos com as linhas gerais prontas, mas temos algumas definições, principalmente o orçamento, o impacto do plano e a forma de operacionalização. Você colocar uma coisa que não está bem definida, ia gerar um elemento de polêmica dentro do PAC 2", apontou.

Paulo Bernardo afirmou que há boas condições para que o plano seja concluído em abril, e que a falta de tempo para reunir os envolvidos no assunto é que tem atrasado a conclusão do projeto. Com sua conclusão, o projeto será inserido no PAC 2, disse.


Fonte: Folha Online

Deco: assessor revela contacto do Fluminense

Luso-português pode mesmo regressar ao Brasil

Deco já disse estar interessado num regresso rápido ao Brasil. Acaz Felleger, assessor do internacional português, revelou agora ter recebido um contacto do Fluminense. O clube carioca demonstrou interesse em contar com o actual jogador do Chelsea.

«Houve um contacto com o Deco feito pelos dirigentes do Fluminense. Outros clubes também o procuraram, mas não se soube. O Flu ligou ao Deco, divulgou isso na imprensa e depois negou. Nós não mentimos. Eles procuraram-nos, mas não fizeram uma proposta oficial», esclareceu Felleger.


Visite a fonte da informação aqui