quinta-feira, 25 de junho de 2009

315 mil barris: Galp efectuou primeiro carregamento de petróleo do Tupi

O primeiro carregamento de petróleo do campo Tupi, no qual a Galp Energia tem uma participação de 10%, foi concluído no passado dia 23 de Junho, divulgou a petrolífera nacional em comunicado.
Este primeiro carregamento de petróleo totalizou cerca de 315.000 barris que foram transferidos do FPSO (Plataforma Flutuante de Produção, Armazenamento e Offloading) Cidade de São Vicente para o petroleiro Nordic Spirit, com destino ao porto de S. Sebastião no Estado de São Paulo, no Brasil.
Nesta fase inicial, toda a produção é obtida a partir do poço Tupi-Sul, o qual produz cerca de 14.000 barris de petróleo por dia, no âmbito do teste de longa duração que se estenderá por um período de 15 meses.
Durante este período, serão ainda recolhidos dados técnicos fundamentais para avaliação e desenvolvimento dos outros reservatórios descobertos na bacia de Santos, como os de Iara, Iracema, Júpiter, Bem-te-Vi e Caramba.
“O dia 23 de Junho representa a incorporação no mercado das primeiras quantidades de crude provenientes do pré-sal da bacia de Santos, sendo assim outro dia que ficará na história deste grande projecto,” refere o presidente executivo da Galp, Ferreira de Oliveira.
O campo Tupi, descoberto em 2006, localizado no Bloco de exploração petrolífera BM-S-11, na bacia de Santos, é uma reserva de petróleo leve em águas profundas, com volumes recuperáveis estimados entre cinco a oito mil milhões de barris de petróleo e gás natural.
Para além da participação de 10% no Bloco BM-S-11, a Galp Energia participa nos consórcios de exploração dos Blocos BM-S-8, BM-S-21 e BM-S-24 também na bacia de Santos. A Galp Energia está presente em mais de 20 projectos de exploração e produção no Brasil, em parceria com a Petrobras.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário