Depois de mais de um mês de sucessivos aumentos, os preços dos combustíveis desceram esta semana nos postos da Galp, Cepsa, BP e Repsol, apurou o Económico.
Nos postos da Cepsa, um litro de gasolina custa agora 1,309 euros, menos 0,9 cêntimos, enquanto o 'diesel' vale 1,065 euros por litro, o que representa uma descida de 0,8 cêntimos face aos valores da semana passada.
A BP também efectuou alterações nos preços. Nos postos da petrolífera britânica, ambos os combustíveis desceram 1 cêntimo. A gasolina passou a valer 1,309 euros, enquanto o gasóleo custa agora 1,069 euros por litro.
Na Repsol, e com base nos dados do site da DGGE referentes aos preços praticados na zona de Lisboa, o litro de gasóleo desceu 0,8 cêntimos para 1,070 euros, enquanto a gasolina recuou para 1,309 euros por litro.
O mesmo sucedeu nos postos de abastecimento da Galp. A petrolífera nacional desceu os preços de referência do gasóleo e da gasolina em 1 cêntimo no fim-de-semana passado. Com esta descida, o preço do gasóleo na Galp passou a custar 1,064 euros, enquanto a gasolina vale agora 1,309 euros por litro.
"Estas descidas reflectem a redução do preço do gasóleo e da gasolina refinados no mercado europeu durante a semana passada, que acompanharam a desvalorização do brent", disse ao Económico fonte da pretrolífera.
Ainda assim, e de acordo com os dados publicados no Portal Europeu de Energia, o preço médio da gasolina 95 octanas em Portugal ronda os 1,294 euros, o que faz deste combustível o quinto mais caro da União Europeia.
De referir que a fixação do preço do combustível é feita com base no valor médio da gasolina e do gasóleo do mercado europeu ao longo da semana anterior. O preço fixado na rede tem em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e do nível de custos fixos de cada posto.
Visite a fonte da informação aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário