sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Combustíveis descem pela primeira vez num mês

Depois de mais de um mês de sucessivos aumentos, os preços dos combustíveis desceram esta semana nos postos da Galp, Cepsa, BP e Repsol, apurou o Económico.

Nos postos da Cepsa, um litro de gasolina custa agora 1,309 euros, menos 0,9 cêntimos, enquanto o 'diesel' vale 1,065 euros por litro, o que representa uma descida de 0,8 cêntimos face aos valores da semana passada.

A BP também efectuou alterações nos preços. Nos postos da petrolífera britânica, ambos os combustíveis desceram 1 cêntimo. A gasolina passou a valer 1,309 euros, enquanto o gasóleo custa agora 1,069 euros por litro.

Na Repsol, e com base nos dados do site da DGGE referentes aos preços praticados na zona de Lisboa, o litro de gasóleo desceu 0,8 cêntimos para 1,070 euros, enquanto a gasolina recuou para 1,309 euros por litro.

O mesmo sucedeu nos postos de abastecimento da Galp. A petrolífera nacional desceu os preços de referência do gasóleo e da gasolina em 1 cêntimo no fim-de-semana passado. Com esta descida, o preço do gasóleo na Galp passou a custar 1,064 euros, enquanto a gasolina vale agora 1,309 euros por litro.

"Estas descidas reflectem a redução do preço do gasóleo e da gasolina refinados no mercado europeu durante a semana passada, que acompanharam a desvalorização do brent", disse ao Económico fonte da pretrolífera.

Ainda assim, e de acordo com os dados publicados no Portal Europeu de Energia, o preço médio da gasolina 95 octanas em Portugal ronda os 1,294 euros, o que faz deste combustível o quinto mais caro da União Europeia.

De referir que a fixação do preço do combustível é feita com base no valor médio da gasolina e do gasóleo do mercado europeu ao longo da semana anterior. O preço fixado na rede tem em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e do nível de custos fixos de cada posto.

Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário