terça-feira, 17 de novembro de 2009

Novas centrais na capital geram energia sem cortes

A ministra da Energia, Emanuela Vieira Lopes, visitou ontem as obras das três novas subestações, Cacuaco, Viana e Camama, que vão reforçar o fornecimento de energia eléctrica a Luanda.

As subestações estão associadas à nova linha de transporte de energia que vai ligar Capanda a Luanda. O director Nacional de Energia Eléctrica, Paulo Matos, que acompanhou a ministra, garantiu que estão a ser criadas condições para melhorar o fornecimento de energia à cidade de Luanda.

A subestação da Camama vai também suportar as novas edificações que estão a surgir na zona, como o estádio de futebol que vai ser palco da abertura e da final do Campeonato Africano de Futebol.

“Trata-se de uma visita de avaliação a projectos que estão a ser executados para reforço na rede de abastecimento de energia à região de Luanda. Estão previstas novas urbanizações e, também, algumas actividades industriais nestas zonas. Vamos melhorar a energia para estes objectivos”, acrescentou Paulo Matos. A subestação de Viana foi ampliada para receber a linha de alta tensão e a linha normal, de 220 kw.
A visita da ministra da Energia, que se enquadra no programa de acompanhamento e avaliação dos projectos de reabilitação e expansão da rede eléctrica, foi acompanhada pelos presidentes de conselho de Administração da EDEL e ENE, José Manuel António Francisco e Fernando Barros.

Mais projectos para Luanda

Vários projectos estão a ser executados para a melhoria e reforço da capacidade de produção de energia eléctrica na província de Luanda. Os projectos constam no programa de emergência para o reforço da capacidade termoeléctrica instalado na capital do país.
O objectivo é instalar 200 MW, entre Dezembro de 2009 e Abril de 2010, através da instalação de quatro novas centrais, que vão operar em regime isolado. Está igualmente em curso a reabilitação e modernização da central hidroeléctrica de Cambambe, incluindo o alteamento da barragem para garantir maior disponibilidade da central.

O Ministério da Energia está a preparar o projecto de construção da segunda central de Cabambe, o que vai permitir elevar a capacidade total do empreendimento para 700 MW. O projecto vai ser desenvolvido em 2013.
O projecto de reconstrução da Central Hidroeléctrica das Mabubas, que começa a operar em Dezembro 2010, está em execução.

No que se refere à melhoria e reforço da capacidade de transporte de energia e reforço de rede de alta tensão de Luanda, está em fase de execução o projecto de construção do sistema de transporte de energia eléctrica Capanda-Lucala-Luanda.
Ainda para Luanda, no domínio da distribuição, estão em curso projectos para a reabilitação e expansão das redes de média e baixa tensão, que incluem a construção de novas subestações nas áreas de Viana, CAOP, Morro Bento, Boavista, Zango, Ramiro e Benfica.

Visite a fonte de informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário