quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Serviços em tempo real permitem ao internauta ver e ser visto no Ano-Novo e nas férias

Para as pessoas que querem mostrar em plena noite de Ano-Novo a sua comemoração aonde quer que estejam ou os melhores momentos das férias, a internet tem programas gratuitos que podem transmitir mensagens de texto, som e vídeo em tempo real a partir do PC ou aparelho celular.

Um dos mais famosos para gravar vídeos é o Qik. O usuário cadastra seu telefone e e-mail e recebe por uma mensagem de texto um link para baixar o aplicativo que permite o acesso. No e-mail indicado, o internauta recebe uma mensagem com link para clicar e confirmar o cadastro. Automaticamente é criada uma página que vai hospedar todas as transmissões já feitas.

Logo no cadastro há uma lista para selecionar o modelo do aparelho, já que nem todos são compatíveis com o Qik. Ao acessar o aplicativo, um vídeo já começa a ser transmitido ao vivo e ao final da transmissão o vídeo se transforma em um arquivo postado no perfil do usuário.

O Ustream, também em inglês, faz o mesmo tipo de transmissão, mas a partir da webcam. Basta fazer um cadastro clicando em “Sign in” e seguir o passo-a-passo.

Tanto o Qik quanto o Ustream não têm versões em português, mas mesmo sem um completo domínio do inglês dá para usá-los. Ambos possuem abaixo de cada vídeo postado um código chamado “embed” que pode ser copiado, “colado” e adicionado a um blog para que o vídeo fique disponível sem que o visitante precise entrar na página do serviço.

No Qik, a página de vídeos mais recentes deixa apresenta o que está sendo postado em tempo real. Os vídeos com a etiqueta vermelha “Live” indicam que a transmissão ainda está em curso, ao vivo. A página é aberta mesmo para quem ainda não fez cadastro no site.

O mesmo acontece com o Ustream.

Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário