A Spyker anunciou hoje que chegou a acordo para comprar a marca automóvel sueca Saab à General Motors, concluindo um negócio que já registou muitos recuos e avanços.
De acordo com a fabricante holandesa de carros de luxo, a empresa vai pagar 74 milhões de dólares em dinheiro pela Saab, mais 326 milhões de dólares em acções, no âmbito da nova empresa que será criada no seguimento deste negócio.
O negócio, que está dependente da garantia de 400 milhões de euros a fornecer pela Suécia ao empréstimo do BEI à Saab, vai impedir o fim da marca sueca com 72 anos de existência.
No âmbito da reestruturação da General Motors, a Saab era uma das marcas que a empresa norte-americana tinha anunciado que iria vender ou descontinuar. A Pontiac, a Saturn e a Hummer foram as outras.
Desde Janeiro de 2009 que a GM tenta vender a Saab. Em Junho, a construtora norte-americana anunciou que tinha chegado a acordo com a Koenigsegg, mas em Novembro a construtora sueca abandonou o negócio. A Genii Capital, de Bernie Ecclestone e a Merbanco Inc. foram outras das empresas que também manifestaram interesse na Saab.
A Saab, que emprega 3.400 pessoas na Suécia, registou um prejuízo de 412 milhões de dólares em 2008 e desde 2001 que não regista lucros.
Fonte: Jornal de Negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário