quarta-feira, 16 de junho de 2010

Primeira central europeia de captura, transporte e armazenamento de carbono vai nascer em França

Entre os 4 projectos apoiados pela Agência do Ambiente e Energia Francesa destaca-se o da construção de uma unidade-piloto que captura, transporta e armazena CO2 no subsolo num antigo depósito de gás natural, a 2ª a nível mundial a incluir todas as fases do processo que pode ser chave para reduzir as emissões de CO2.

No combate ao Aquecimento Global, as tecnologias de captura e armazenamento de carbono - Carbon Capture and Storage (CCS) - têm um grande potencial, com a Agência Internacional de Energia a prever que em 2050 se encontrem em funcionamento 3400 centrais que reduzirão as emissões actuais em 30%.

A França é um dos países que está a investir no desenvolvimento das tecnologias CCS com a Agência do Ambiente e Energia Francesa a apoiar 4 projectos. Entre eles destaca-se construção, por parte da companhia petrolífera “Total”, de uma central que permitirá levar a cabo o processo de CCS por inteiro desde a captura até ao armazenamento do carbono passando pelo transporte, a 1ª na Europa e a 2ª a nível mundial.

Uma central-piloto já está a ser testada na fábrica da Lacq de processamento de metano no Sudoeste de França, que será desactivada em 2013. A central projectada será 10 vezes maior e pretende-se que injecte no solo num antigo depósito de gás-natural a 4,5Km de profundidade 120 000 toneladas de CO2.

Desde que os testes tiveram início, em Janeiro, já foram injectadas 2000 toneladas de CO2 no solo com os cientistas a procurar meios de reduzir os custos associados ao processo. Após 5 meses os cientistas afirmam-se “satisfeitos porque a tecnologia é suficientemente robusta”.


Fonte: Naturlink


Sem comentários:

Enviar um comentário