quinta-feira, 22 de julho de 2010

Contribuintes vão ter agenda electrónica personalizada

Os contribuintes vão poder ter uma Agenda Electrónica Interactiva personalizada, que permite navegar no Portal das Finanças.

Segundo comunicado do Ministério das Finanças, o novo instrumento permite ao contribuinte, consultar e gerir todas as obrigações fiscais futuras, bem como o histórico de todos os acontecimentos e interacções que efectuou com a Administração Fiscal durante o último ano.

A agenda electrónica terá todas as datas que já são conhecidas, como a entrega da declaração do IRS, da declaração periódica do IVA, do pagamento do IMI e do IUC. Numa segunda fase, permitirá ao contribuinte adicionar outros dados do seu interesse, nomeadamente a entrega de petições e o cumprimento de outras obrigações fiscais. Pode também solicitar à DGCI que o informe antecipadamente (via e-mail ou SMS) da aproximação dos prazos de cumprimento dessas obrigações.

As Finanças explicam ainda que os contribuintes poderão ainda, brevemente, agendar reuniões ou pedidos de entrevistas com os serviços da DGCI, bem como interagir com os respectivos titulares, através da Internet.

A informação será disponibilizada em forma de calendário, mas os contribuintes terão acesso a um serviço que lista, por ordem cronológica, todos os acontecimentos que lhe dizem respeito e que se produziram nos sistemas da administração fiscal, podendo assim acompanhar, a par e passo, todos os factos relativos à sua situação tributária que correm no interior dos sistemas da DGCI.


O Planeta Cultural agradece que faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário